Pular para o conteúdo
Cotidiano

Conselho diz que academia de shopping onde morreu aluno está regular

“Está completamente regular", diz  presidente do Cref
Arquivo -

“Está completamente regular”, diz  presidente do Cref

O Cref (Conselho Regional de Educação Fisica) isentou a academia Smart Fit de qualquer responsabilidade na morte de Nuno José Lamela da Costa, de 44 anos. Aluno da academia, ele morreu na manhã desta quinta-feira (11), depois de uma parada cardiorrespiratória, em uma das filiais da rede, localizado no Shopping Norte e Sul Plaza, em .

De acordo com o presidente do Cref, Ubiratan Brito de Melo, a morte de Nuno foi uma fatalidade, já que a academia sempre acatou orientações do Conselho. “A academia está completamente regular e não tem nenhuma pendência junto ao conselho”, relata. De acordo com Ubiratan, até mesmo o desfibrilador utilizado para fazer o socorro do aluno, pertencia a Smart Fit. Além disso, quando fez sua matrícula, Nuno, que tinha problemas cardíacos, apresentou um laudo médico que o autorizou.

Mesmo com toda a documentação em ordem, o caso da morte de Nuno será levado até o conselho de ética do Cref, que dará um parecer final sobre o fato.

Ubiratan lembra que para não ter problemas na fiscalização, todas as academias devem ter o registro em dia com o Cref, para isso, é preciso disponibilizar aos clientes equipamentos com boas condições de uso, profissionais registrados no conselho, além de cumprir a legislação interna da instituição. Itens devidamente cumpridos pela academia onde Nuno morreu.

Em nota, a Smart Fit lamentou o acontecimento, e disse que prestou atendimento imediato a Nuno, e acionou o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) para que o aluno fosse encaminhado para o hospital. O texto lembra que a academia cumpre a Lei Municipal 3,621/1999, que obriga as academias a manter, durante todo o horário de funcionamento, um professor de educação física.

Saúde

Segundo o cardiologista Celso Rafael Codorniz, especialista há mais de 30 anos, é quase nula a chance de uma pessoa que não tenha problemas cardíacos morrer em decorrência de exercícios físicos. “Se o coração está sadio, se a pessoa não tem nenhum problema, ela não morre fazendo esforço físico. Essas mortes só acontecem com pessoas que tem deficiências cardíacas confirmadas, ou com aquelas que têm e não sabem”, afirma.

O que mais mata durante o esforço físico, cerca de 80 % dos casos, são as doenças coronarianas, explica. Neste caso, placas de gordura crescem e acumulam-se nas paredes dos vasos sanguíneos, que, em seguida, provocam infarto.

Codorniz  observa que dificilmente uma pessoa é proibida de fazer exercícios físicos, já que a atividade também auxilia na recuperação. O fator determinante, conforme o médico, é a intensidade da prática. “O problema teria que ser muito grave para uma pessoa ser impedida de fazer exercício”, finaliza.

O caso de Nuno José foi registrado na Depac Piratininga como , e deverá ser encaminho para o 5° Departamento de Polícia, responsável por dar prosseguimento às investigações.  

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Cruzeiro e Corinthians empatam em jogo com menor público do ano

Polícia descobre laboratório sofisticado de droga e apreende 1,3 mil quilos de maconha

catan deputado prefeito ms emendas

Com deputado de MS, parlamentares de 14 estados acionam STF para livrar Bolsonaro de medidas cautelares

Palmeiras vence Fluminense de virada no Maracanã

Notícias mais lidas agora

MS alega na Justiça que chineses receberam incentivos para megaindústria, mas abandonaram área

Tarifaço dos EUA: Nelsinho Trad diz que comitiva não tem prerrogativa para negociar

TAMANDUA ENFRENTA ONÇAS NO PANTANAL

Desfecho impensável: tamanduá se recusa a virar comida e enfrenta 3 onças no Pantanal

‘Precisamos respirar’: Padaria interditada anuncia férias coletiva após ação policial no Taveirópolis

Últimas Notícias

Esportes

Santos perde para o Internacional na Vila e segue na zona de rebaixamento

Com o resultado, o time paulista permanece na 17ª colocação do Brasileirão

Esportes

Flamengo vira aos 39 do segundo tempo contra o Bragantino e encosta no Cruzeiro

O resultado mantém o time rubro-negro firme na vice-liderança, com 33 pontos

Polícia

Choque recupera SUV de luxo que seria vendida por R$ 40 mil no Paraguai

A abordagem ocorreu nas imediações de um atacadista na região do bairro Santo Antônio, em Campo Grande

Cotidiano

MS tem mais de 4,6 mil monitorados por tornozeleira eletrônica

A medida ganhou destaque nacional após o ministro Alexandre de Moraes determinar o uso pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)