Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com paralisação de terceirizados, estudantes organizam ‘mutirão de limpeza’ na UFMS

Atitude gerou críticas por parte do movimento grevista
Arquivo -

Atitude gerou críticas por parte do movimento grevista

Devido à paralisação dos agentes de limpeza da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), que já dura duas semanas, o acúmulo de lixo nas salas e corredores já começa a incomodar alguns estudantes. Para resolver em partes a situação, um grupo de estudantes tem se organizado para recolher o lixo acumulado e manter os ambientes limpos. No entanto, a atitude tem gerado críticas do movimento grevista.

Os alunos são da ESAN (Escola de Administração e Negócios), unidade da universidade que comporta os cursos de Ciências Contábeis, Administração e Turismo. De acordo com a estudante de Administração Thaís Perez Dias Cid, de 23 anos, a ideia foi bem aceita por todos os estudantes, e conta com o apoio dos professores e coordenadores, que estão contribuindo com a doação de matérias de limpeza.

“Todos os estudantes tem a obrigação de limpar as próprias salas. Ontem, o Centro Acadêmico de Administração foi o responsável por limpar as áreas comuns, mas a ideia é que todos colaborem”, explica a acadêmica. De acordo com ela, a iniciativa tem objetivo dos estudantes ‘fazerem a sua parte’ para manter a universidade limpa até que a situação seja resolvida.

Por outro lado, a iniciativa tem gerado críticas por parte do movimento grevista dos terceirizados, que diz que a ação pode prejudicar o impacto da paralisação. É o que diz o vice-presidente do (Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Asseio e Conservação), Ton Jean Ramalho Ferreira. “Olha, isso daí só enfraquece o movimento grevista, porque a UFMS na verdade não tem culpa porque ela já fez repasse. Isso é da responsabilidade da empresa terceirizada”.

Também é do mesmo posicionamento a servidora Denise Dantas, que trabalha na empresa há três anos. “Eu Com paralisação de terceirizados, estudantes organizam 'mutirão de limpeza' na UFMSparticularmente acho que atrapalha, porque o problema deveria ser solucionado a partir da empresa. Tem muitos trabalhadores cansados, em situação de estresse e isso precisa ser solucionado”, diz.

Os trabalhadores estão paralisados desde o dia 14 de junho, sem receber o salário do mês de maio. De acordo com o sindicato, eles também estão sem vale-alimentação e com férias atrasadas, além de haver escassez de materiais de limpeza e EPI (Equipamento de Proteção Individual). A categoria entra em greve geral por tempo indeterminado a partir desta quarta-feira (22). 

A estudante Thaís Perez justifica, no entanto, que a intenção dos estudantes não é prejudicar a mobilização dos trabalhadores. “Eu acho que isso influencia sim o movimento deles, e é verdade que quando eles estão paralisados que a gente sente muito a diferença que eles fazem. Como acadêmicos, nós não estamos lavando a universidade, cortando grama, e fazendo todo o trabalho que eles fazem, nós só estamos fazendo a nossa parte, que é o básico”, diz.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Brasil não tem que pedir licença, diz Lucas de Lima sobre EUA investigarem o Pix

Irmãos de 4 e 12 anos são resgatados após mãe sair para beber e os abandonar em MS

defensoria pública

Defensoria recorre ao STF para garantir tratamento gratuito de paciente psiquiátrica em MS

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

Notícias mais lidas agora

carne frigorifico

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato prevê normalização do mercado em poucos dias

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

Vanildo e Fabiana, transplante de rins

Dez anos após transplante de rim, Vanildo celebra a vida ao lado de doadora do órgão

cpi hospitais

Lamentável, diz Pedrossian Neto sobre Trump investigar o Brasil comercialmente

Últimas Notícias

Política

‘Tem que ser tratado com diplomacia’, diz Zé Teixeira sobre suspensão de carne para os EUA

Deputado diz que os americanos precisam dos produtos brasileiros e acredita que a situação será resolvida

Esportes

Liderada por Kerolin, seleção goleia Bolívia na Copa América

Agora o Brasil folga na próxima rodada, e volta a entrar em ação pela competição apenas na terça-feira

Polícia

Homem é executado na fronteira de MS e polícia faz buscas por suspeitos

Crime aconteceu na noite desta quarta-feira, em Pedro Juan Caballero

Famosos

“Uma honra”, diz Vampeta sobre meme em protesto contra Trump

Vampetaço viralizou nas redes sociais, após Donald Trump anunciar taxação sobre o Brasil