Dia 23 de novembro

Com a segunda maior taxa de suicídio entre jovens do País em Mato Grosso do Sul, a OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul) realiza no próximo dia 23 de novembro, às 19h, no auditório da entidade, o I Ciclo de Palestras sobre Suicídio e Depressão.

O Mapa da Violência 2014 mostra que Campo Grande tem a quarta maior taxa de suicídio entre os jovens de todo o Brasil. Entre os índios, as oito cidades do Estado com as etnias Guarani Kaiowá somam mais mortes do que nas cidades com índios no Amazonas, Estado com a maior concentração da população.

O Mapa da Violência 2014 também aponta que para cada pessoa que se suicida, outras 20 tentaram se matar. A média é de uma tentativa a cada dois segundos. No Brasil, o número de pessoas que cometeram suicídio perde apenas para homicídios e acidentes de entre as mortes por fatores externos (o que exclui doenças).

A vice-presidente da Comissão de Social da OAB/MS, Andréia Bilange Baião, explica que a abordagem do tema será multidisciplinar com psicólogos, psiquiatras e especialistas que possam contribuir com medidas efetivas de auxílio na prevenção contra o suicídio. “Precisamos levar esse trabalho de conscientização não só para as escolas públicas e particulares, mas para comunidades, empresas e demais ambientes organizacionais. O Ciclo de Palestras é só o início desta participação da OAB”, afirmou.

As inscrições podem ser feitas pelo site da Escola Superior de Advocacia de Mato Grosso do Sul (ESA/MS): www.esams.org.br. Mais informações pelo telefone: 3342-4000/ 98111-0970. Serão emitidos certificados mediante prévia inscrição.