Por precaução, férias dos estudantes foram antecipadas 

Os recentes casos de H1N1 registrados em Naviraí têm tirado o sossego da população do município com pouco mais de de 50.600 moradores. São de lá 4 das 20 mortes contabilizadas pela gripe e por causa disso, moradores estão apelando até para o uso de máscaras cirúrgicas e fazendo verdadeira peregrinação atrás de vacina.

Em um vídeo enviado por um leitor, é possível ver uma fila de pessoa, algumas usando máscaras cirúrgicas, na região de uma unidade de saúde, em busca da vacina contra a gripe.

De acordo o farmacêutico Edson Viana, de 54 anos, a unidade onde ele trabalha aumentou em mais de 20 vezes o número de vendas de máscaras. “O pessoal tem feito de tudo para se proteger, as máscaras chegam aqui na farmácia e em questão de duas horas acabam. Se antes eu vendia uma caixa, hoje vendo mais de 20”, revela.

Ainda segundo Edson, muitas pessoas têm ido até o Paraguai em busca de vacinação, já que de acordo com ele, a rede pública de saúde não tem conseguido suprir a necessidade dos moradores e unidades particulares já não tem mais o produto disponível para a venda. “Muita gente está indo para o Paraguai. Até o fim de semana tinha a vacina, mas pessoas que foram na segunda e na terça-feira já não estavam mais encontrando”, relata.

Por precaução a rede pública de ensino de Naviraí antecipou as férias escolares para esta quarta-feira (18) com retorno agendado para o dia 2 de junho.

Até esta quarta-feira (18), haviam sido feitas 56 coletas para exames em Naviraí. Deste total, 15 aguardam resultado, 14 tiveram resultado negativo, 27 confirmados e nove pessoas permanecem internadas. Quatro óbitos foram registrados (três mulheres com idade de 56, 59 e 66 e um idoso (homem) de 89 anos).

Para auxiliar a população, a administração municipal anunciou ontem, a implantação do boletim diário de casos de H1N1. O relatório disponível no site da prefeitura terá informação dos casos notificados, confirmados, descartados, em análise, pacientes internados e óbitos registrados, além disso, vai oferecer informações sobre o vírus H1N1 e orientações preventivas.

Veja o vídeo