Com 4.4 ºC em Amambai, Embrapa não descarta geada no Sul de MS

Temperatura registrada hoje alerta para ocorrência de geada fraca

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Temperatura registrada hoje alerta para ocorrência de geada fraca

A Embrapa Agropecuária Oeste não descarta o risco de geada na região Sul do Estado. Segundo o agrometeorologista Carlos Ricardo Fietz, em Amambai, a 350 quilômetros de Campo Grande, a temperatura mínima registrada nesta quarta-feira (8) chegou a 4.4ºC.

Já em Dourados, a 225 quilômetros da Capital, a mínima foi de 5.7ºC às 5h44 de hoje, conforme apurou o Guia Clima da Estação Meteorológica do município.

“Há risco de geada nos próximos dias. 5.7 ainda é muito elevado, mas 4.4 é baixo e provavelmente vai formar nas baixadas”, explicou Fietz, referindo-se a regiões onde não costuma haver plantações de milho, as principais prejudicadas caso ocorra o fenômeno.

O agrometeorologista afirma que ainda não há consenso entre especialistas sobre a possibilidade de geada nos próximos dias em outras áreas da região. Mas pesquisadores e produtores rurais devem ficar atentos às leituras feitas pelos institutos climáticos.

Fietz lembra no dia 24 de julho de 2013, quando uma forte geada prejudicou plantações e pastagens em Mato Grosso do Sul, os equipamentos meteorológicos da Embrapa Agropecuária Oeste computaram -1ºC dentro do abrigo, temperatura bem inferior às registradas hoje.

DOURADOS GELADA

Pelos dados da Embrapa, o dia mais frio deste ano em Dourados foi 24 de abril, quando o Guia Clima apurou mínima de 4,9°C. Sobre informações de institutos que indicam sensação térmica de -2°C na cidade hoje, Fietz lembra que a mínima dos institutos é previsão feita por leituras a cada 12 horas, e na Estação da Embrapa é medida pelo que realmente aconteceu. “Hoje o vento está calmo e a sensação é realmente a da temperatura; quando tem vento cria a sensação térmica menor”, esclarece.

Conteúdos relacionados

Cidade do Natal
agricultura
gasolina