Artistas fizeram protesto em frente a Prefeitura 

Após manifestação de representantes da cultura em frente a Prefeitura de e com pouco mais de dois meses de atraso, o prefeito Alcides Bernal (PP) assinou na tarde desta quinta-feira (3), o documento que autoriza o pagamento de R$ 4 milhões referentes aos editais de fomento à cultura e FOMteatro de 2016.

Segundo o edital que regulamenta o certame, lançado em abril deste ano, a assinatura dos contratos com os 67 contemplados, feita na tarde de hoje, deveria ter ocorrido no último dia 30 de agosto.

Na manhã desta terça-feira, Bernal recebeu representantes do Fórum Municipal de Cultura que ocuparam a prefeitura em busca do pagamento dos editais. Como justificativa para o atraso, o prefeito citou a proximidade do pagamento de 13º salários ao servidores municipais, o fato e que alguns fornecedores do município ingressaram com ações judiciais contra a prefeitura, e os custos com saúde.

De acordo com a artista Fernan Kunzler do S.O.S Cultura e conselheira nacional de política cultura, a confirmação da assinatura do empenho foi recebida com festa entre a classe cultural. “Ficamos em frente a Prefeitura como uma ação de resistência, estamos em uma luta que já ultrapassou os objetivos financeiros e tornou-se uma questão de honra, dignidade e direitos do nosso ofício. Quando tivemos a confirmação ficamos muito felizes”, afirma.

A pedido da Fundac (Fundação Municipal de Cultura), nesta sexta-feira (4) os artistas devem ir até a Fundação para que a assinatura das minutas de contrato e conferência de documentação sejam feitas. “A partir daí a Fundação já deve começar a fazer o repasse individual para cada artista, até porque as contas já foram abertas. Esperamos que até a semana que vem tudo seja concluído”, finaliza.