O encarregado da obra causou tumulto no local

Além da visita do prefeito Alcides Bernal (PP), o ‘encarregado’ da – organização social, João Costa, responsável pela construção de moradias populares para as comunidades que viviam na favela Cidade de Deus, apareceu no loteamento Bom Retiro, na Vila Nasser, nesse domingo (21) e causou tumulto.

João apareceu no local em um Tucson preto, e foi barrado por alguns moradores na entrada do loteamento. Uma confusão começou quando as pessoas cobraram o pagamento pelo serviço de construção das casas. São cerca de 25 trabalhadores, que moram no loteamento e alegam falta de pagamento pela ONG.Cobrança de moradores a ONG responsável pelas casas vira caso de polícia no Bom Retiro

Na discussão, o encarregado teria indicado que iria sair do local e os moradores afirmam que ele teria declarado possuir uma arma de fogo dentro do carro. A fez com que o encarregado permanecesse no loteamento, que agora têm duas viaturas da polícia militar averiguando a denúncia.

Além da , a Guarda Municipal também está no local. A Guarda foi autorizada pela PM a examinar o veículo do encarregado, mas nenhuma arma foi encontrada. Revoltados, os moradores reclamaram, afirmando que “a pm está fazendo vista grossa”.

 

Guarda revista carro de encarregado (Luiz Alberto)

Aos moradores, João Costa prometeu realizar o pagamento na segunda-feira (22), que, de acordo com ele tem o valor de cerca de R$ 17 mil. Ele declarou que o dinheiro foi repassado pela Prefeitura na sexta-feira (19).

Idealizado no sistema “mutirão”, em que os próprios moradores – em tese – constroem as casas sob a orientação de profissionais, moradores reclamam que o projeto foi abandonado pela ONG responsável. Eles afirmam que a Morhar organização social, que retirou do cofre municipal R$ 3,6 milhões para execução de 300 casas, não começou a construção no local.

O Prefeito, durante a visita, prometeu que a execução da obra começa na segunda-feira (22). “A partir de amanhã uma equipe de Emha [Agência municipal de habitação] e da Seintrha [Secretaria municipal de infraestrutura, transporte e habitação] vai vir fazer o contrapiso das casas pra começar a construção”, declarou.

 

Matéria atualizada às 11h06 para acréscimo de informações.