Cotidiano

Chuva para, situação de barragem melhora, mas ainda é de alerta

Obstáculo se rompeu na segunda-feira 

Clayton Neves Publicado em 10/05/2016, às 20h52

None
672167827_224618fc704e54cab7c2bf0273bbb331.jpg

Obstáculo se rompeu na segunda-feira 

Trégua na intensidade de chuvas fez com que fosse reduzido em 60% o risco de deslisamentos, crateras e novo rompimento na área da barragem do Rio Piraí, que se rompeu na segunda-feira (9). O obstáculo fica a cerca de 50 metros da ponte da MS 295, em Iguatemi, distante 466 quilômetros de Campo Grande.

“Hoje não choveu na região e isso nos ajudou bastante. A quantidade de água na barragem diminuiu consideravelmente e com isso, amenizou risco à ponte e à rodovia”, relata o coordenador da Defesa Civil do município, Ramão Lino Guerreiro.

De acordo com o coordenador, pela manhã, técnicos da prefeitura estiveram no local e aumentaram a vazão das comportas da represa que agora, operam com 100% da capacidade.

Mesmo reduzida a ameaça, a Defesa Civil afirma que permanece em alerta. “Permanecemos sobreaviso. A cada duas horas uma equipe vai fazer vistoria e conferir a ponte e rodovia”, explica Ramão.

Por enquanto, o único estrago registrado é uma pequena erosão na cabeceira da ponte, formada pelo intenso fluxo de água. Contudo, a previsão é de que nesta quarta-feira (11), equipe da Agesul ( Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos) corrija a fissura. 

Jornal Midiamax