Cotidiano

Chuva não para e meteorologia emite alerta de perigo no Estado

Leste, sudoeste, centro norte e Pantanal são as regiões mais afetadas

Midiamax Publicado em 29/02/2016, às 10h45

None
chuva_campo_grande.jpg

Leste, sudoeste, centro norte e Pantanal são as regiões mais afetadas

A chuva não para em Mato Grosso do Sul e o Alert-AS (Centro Virtual para Aviso de Eventos Meteorológicos Severos para o Sul da América do Sul), do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), emitiu um aviso de alerta para riscos de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores e leves alagamentos em 74 municípios do Estado. 

Nesta segunda-feira (29), o tempo amanheceu parcialmente nublado e com pancadas de chuvas e trovoadas especialmente no sul, leste e nordeste do Estado, onde deve chover com mais intensidade. A umidade relativa do ar pode chegar a 95%. Os termômetros devem registrar entre 19 ºC e 32 ºC.

Em Campo Grande o tempo permanece parcialmente nublado e com pancadas de chuvas e trovoadas com mais intensidade no período da tarde. A temperatura varia entre 21 ºC e 27 ºC. 

Na região norte, em Rio Verde, também chove, principalmente à tarde. A mínima prevista é de 22 ºC e a máxima de 32 ºC. Em Dourados também há previsão de chuva e os termômetros registram mínima de 21 ºC e máxima de 27 ºC.

No município de Três Lagoas, no leste do Estado, o tempo fica nublado e com chuva, principalmente pela manhã e à tarde. A temperatura varia entre 19 ºC e 26 ºC. 

Na região do Pantanal, em Corumbá, também chove e o tempo permanece nublado. Os termômetros marcam mínima de 23 ºC e máxima de 32 ºC.

Conforme levantamento feito pelo Inmet, as chuvas com mais severidade, que representam perigo potencial, como classifica o Alert-AS, devem ocorrer até às 12 horas de hoje. Os ventos podem chegar até 60 km/h (quilômetros por hora), segundo a previsão. 

Onde as chuvas estiverem mais intensas é importante não buscar abrigo debaixo de árvores. Além disso, os aparelhos elétricos e energia devem ser desligados em caso de possibilidade de descargas elétricas. Os veículos não deve ser estacionados próximos de torres de transmissão e placas de propaganda.

De acordo com o Alerts em Mato Grosso do Sul as áreas mais afetadas são as regiões leste, sudoeste, centro norte e Pantanal. Em caso de emergência, como alagamentos, é necessário entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 ou com o Corpo de Bombeiros por meio do número 193.

Jornal Midiamax