Chuva de maio supera expectativas e ultrapassa média histórica

Mundo Novo foi o município mais afetado

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Mundo Novo foi o município mais afetado

A chuva registrada em maio em Mato Grosso do Sul superou as expectativas para o mês, que era de 105,0 milímetros. Ao invés disso, o volume acumulado no último mês foi de 146,3mm. De acordo com levantamento feito pela Uniderp/Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), a média histórica de chuva foi superada em 21 cidades do Estado.

Os maiores registros foram feitos na região sul do Estado. Mundo Novo, distante 473 km de Campo Grande, foi o município mais afetado em maio, apresentando a média de 322,2 milímetros no último mês, sendo que a média histórica era de 146,2. Seguido por Sete Quedas, 469 km de Campo Grande, que registrou 310 milímetros, mais que o dobro da média histórica da cidade, de 152,1mm.

Na Capital também choveu a mais do esperado. Se a média histórica era de 090 a 114 mm, a média do último mês foi o dobro: 185,8 mm. De acordo com o levantamento, as regiões em que mais choveram em Campo Grande foi a do Shopping Norte Sul (208mm) e Aeroporto (206mm).

Outros municípios ficaram dentro do esperado, como em Dourados, 227 km distante de Dourados, que registrou um volume 147mm, de acordo com a SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) da cidade. O valor é inferior à média histórica, de 178,8mm.

Situação de emergência

A chuva provocou diversos estragos em algumas cidades, que causaram danos às áreas rurais e urbanas. Já são 41 municípios em situação de emergência no MS, mais da metade de todo o Estado. Nesta quinta-feira (2), o governador do estado, Reinaldo Azambuja declarou situação de emergência também nos municípios de Anaurilândia e Iguatemi. 

 

Conteúdos relacionados

lama
chuva de meteoros