Pular para o conteúdo
Cotidiano

Cerca de 500 trabalhadores sem-terra seguem em ocupação no Incra

Movimentos criticam nomeação política da superintendência do Incra 
Arquivo -

Movimentos criticam nomeação política da superintendência do  

Um grupo de aproximadamente 500 trabalhadores sem-terra continuam ocupando a sede do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), no Shopping Marrakech, em . Eles estão no local desde terça-feira (14) e pedem a nomeação de um funcionário de carreira do órgão para a superintendência do Estado.

Porém, se ontem participavam do movimento apenas trabalhadores do MAF (Movimento da Agricultura Familiar), hoje participam integrantes de mais oito movimentos. São eles: MAC (Movimento da Agricultura Familiar), MAT (Movimento da Agricultura Camponesa), MAR (Movimento Agrário Rural), UGT (União Geral dos Trabalhadores), OSLT (Organização Social na Luta pela Terra), MTR (Movimento dos Trabalhadores Rurais), LUTA e FML (Frente Nacional de Luta).

Os manifestantes que estão no local são de várias cidades de Mato Grosso do Sul. A expectativa é que pelo menos mais cinco ônibus cheguem do interior do estado para se juntar ao movimento.

Depois da exoneração do último superintendente regional do Incra, Humberto Melo Pereira, os trabalhadores reforçam que a indicação de um novo representante não seja feita por nomeação política e sim que seja formada uma lista tríplice com o nome dos funcionários de carreira. O motivo, segundo eles, é quando há indicação política o novo superintendente não tem tanta afinidade com os assuntos.

De acordo com Claudiney Rondon Monteiro, um dos representantes dos trabalhadores sem terra, eles aguardam uma resposta da presidência nacional do Incra quanto às pautas. Ele explica que depois que os três nomes são apresentados ao presidente, o mesmo deve escolher um deles para ser o superintendente regional.

O grupo também pede que o presidente nacional do instituto, Leonardo Góes, venha ao estado para ouvir as reivindicações. Os trabalhadores continuam com pautas tradicionais, como a retomada do cadastramento das famílias e o aumento do número de assentamentos. “Nada foi resolvido. Deram a palavra em documento e nada foi cumprido até o momento. Eles não terminaram nem o cadastramento das famílias”, critica Claudiney.

Mesma pauta

Ainda segundo os líderes do movimento sem-terra, o Incra já teria pedido a reintegração de posse do prédio, porém a assessoria de Imprensa do órgão diz desconhecer a informação.

Conforme a assessoria do Incra, acontece nesta manhã uma reunião entre os funcionários no auditório da superintendência para que eles passem a indicação dos nomes desta lista tríplice. A assessoria confirmou que normalmente as nomeações são políticas mas que desta vez os funcionários querem cumprir a lei e fazer a lista.  

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Caminhão invade preferencial e mata empresário em Amambai

‘Trump usa tarifas como arma política’, diz Camila Jara sobre suspensão de carne para os EUA

Padrasto agride enteado, alega ‘atitudes rebeldes’ e pai do menor aciona polícia

VÍDEO: Casal é flagrado usando drogas no leito de UPA em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

carne três lagoas

Mato Grosso do Sul suspende abate de bovinos para os EUA após Trump anunciar taxação

Senado Federal aprova proposta de Nelsinho Trad contra ‘tarifaço’ de 50% de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

Na companhia da irmã, Key Alves faz ultrassom para descoberta de sexo do bebê

Últimas Notícias

Cotidiano

Incêndio assusta moradores e fumaça toma conta do Bairro Moreninha

O fogo deixou uma área de vegetação completamente destruída

Política

Alckmin diz que governo tentará acordo antes do prazo para tarifaço

Trump anunciou aumento de taxas de importação a partir de 1º de agosto

Política

Atividade econômica em terras indígenas divide opiniões no Senado

O debate aconteceu nesta terça-feira, em uma audiência pública na Comissão de Direitos Humanos

Política

Riedel explica motivo de MS ter concurso para polícia mesmo com limite prudencial extrapolado

O governador anunciou o edital do concurso com 400 vagas para a Polícia Civil será disponibilizado nesta quarta-feira