Caso está na justiça e aguarda por decisão

O trecho da BR-262 bloqueado por catadores na manhã desta quarta-feira (2), foi desinterditado por volta nesta tarde após negociação com a diretora-presidente da Agereg (Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de ), Ritva Cecília de Queiroz Garcia Vieira. A expectativa dos manifestantes é de que a ‘área de transição', localizada entre os aterros sanitários Dom Antônio Barbosa I e Dom Antônio Barbosa II, seja liberada.

Em cumprimento da decisão do juiz em substituição legal na 1ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos, Marcelo Ivo de Oliveira, o acesso de catadores de recicláveis à ‘área de transição' foi bloqueada no último domingo (28).

João Alves, um dos representantes dos catadores afirma que eles vão aguardar um posicionamento até esta quinta-feira (3), caso isso não ocorra, eles interditarão a BR-163 nesta sexta-feira (4).

“A Ritva esteve aqui e entramos em um acordo. Faremos uma comissão para conversar com o prefeito para conseguirmos abrir o porque desse jeito não dá. Vamos esperar, prometeram um sacolão também, mas se tudo ficar só em promessas vamos fechar a rodovia de novo, só que dessa vez vamos para a BR-163 porque ali para a cidade. Temos de mostrar que estamos precisando, meu filho não tem leite pra tomar”, justifica.

 

Congestionamento chegou a 10 km na manhã desta quarta-feira - Marithê Lopes

 

A diretora-presidente da Agereg explica que a situação depende da decisão judicial. “Estão em negociação e aguardando decisão do juiz sobre a reabertura do acesso da área de transição até que seja feita a transição deles para a UTR [Usina de Triagem de Resíduos]”.Catadores liberam rodovia sob promessa de que Prefeitura vai ajudar a reabrir lixão

O Município pediu a prorrogação do prazo de permanência dos catadores na área de transição do antigo lixão, em mais trinta dias, para que seja elaborado um plano de ação. O juiz intimou a Defensoria Pública, MPE (Ministério Público Estadual) e a Solurb para que se manifestem a respeito em um prazo de 24 horas, contados a partir da intimação, o que ainda não ocorreu.

Bloqueio –

A BR-262 foi interditada pelos catadores por volta das 10 horas. O local que chegou a ter 10 quilômetros de congestionamento foi desinterditado por volta das 13 horas.