Medida foi anunciada pelo secretário de Saúde

Diante da situação de emergência para que algumas cidades de Mato Grosso do Sul decretaram, o governo do Estado decidiu inserir um dia específico para o combate ao Aedes Aegypti na . A iniciativa foi confirmada pelo secretario de estado de saúde Nelson Tavares durante entrevista ao de rádio.

Tavares destacou que o projeto consiste em separar um dia do programa para a limpeza de pontos propícios a criadouros do mosquito. “A vigilância epidemiológica faz parte das ações da Caravana da Saúde com a capacitação de agentes em cada região visitada. Devido a atual situação que nos encontramos, com a circulação do vírus zika, tivemos a idéia de elaborar este projeto que reservará um dia antes da realização das ações da Caravana, limpando áreas do município, concentrando a ação voltada ao combate ao Aedes. É um projeto  que já existe em outros lugares e tem todas as condições de funcionamento na Caravana da Saúde”, afirmou o secretário.

Além da ampliação das ações de enfrentamento ao mosquito, o secretário reforçou o empenho do Governo do Estado em reverter a situação epidemiológica através dos trabalhos da Sala de Situação e a capacitação dos agentes de endemias nos municípios através do novo sistema de monitoramento em tempo real com a utilização de tablets e smartphones.