Expectativa é de 300 cirurgias diárias
A equipe da Caravana da Saúde que a partir desta segunda-feira (6), passa a atender no Hospital Regional Rosa Pedrossian, deve fazer aproximadamente 1.200 procedimentos diários, incluindo cirurgias e consultas oftalmológicas, além de exames.
Segundo o secretário de Estado de Saúde, Nelson Tavares, em média serão 300 cirurgias e 800 consultas e a estrutura de atendimento será a mesma montada no Albano Franco, onde os atendimentos foram realizados entre os dias 12 e 29 de junho.
O secretário destaca que o número de pessoas na fila é maior que a quantidade informada pelas secretarias municipais de saúde. “Já nos primeiro atendimentos o governado [Reinaldo Azambuja] percebeu isso. Começamos a nos estruturar e percebemos que realmente precisava de mais atendimentos oftalmológicos e também de outras especialidades”, observa.
Por volta das 4 horas de hoje já havia pacientes na fila do hospital esperando pelo atendimento que teve início às seis horas. A aposentada Edina Tomázia Macedo, de 66 anos, chegou cedo para garantir a cirurgia marcada no dia 26, quando a Caravana ainda estava no Albano Franco.
“Já tinha feito cirurgia de catarata há dez anos, mas senti que estava voltando. É melhor vir na Caravana que ficar esperando um ano pela cirurgia que antes era feita no São Julião”, afirma.
Maria Elineida da Silva, de 52 anos, também é uma das pacientes que havia marcado a cirurgia no Albano Franco. “Foi muito rápido. Já usava óculos e agora farei cirurgia para catarata e correção de miopia de uma vez só”, comemora.
A aposentada Neuza Soares, de 66 anos, veio de Dourados para fazer cirurgia. “Já tinha feito uma cirurgia em abril na minha cidade e vim para Campo Grande para fazer a cirurgia de correção no olho direito. Minha irmã também fez cirurgia. Ela estava quase cega e voltou a enxergar”, relata.
Prazo de atendimento –
Não há data específica para que os atendimentos na Carava da Saúde sejam finalizados, no entanto, a expectativa é de que sejam necessárias mais duas semanas para zerar a fila.
De acordo com o titular da SES a partir da próxima semana serão realizados exames de colonoscopia, endoscopia entre outros procedimentos, no entanto, serão atendidos apenas pacientes que já esperavam pelo procedimento. Eles receberão comunicado para fazer o exame no Hospital Regional. Outros exames e cirurgias devem continuar até a primeira semana de julho.