Caos na saúde: MPE, CRM e Sesau discutem situação nesta quinta

Na tarde de ontem (10), reunião ocorreu na santa casa

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Na tarde de ontem (10), reunião ocorreu na santa casa

A promotora de justiça Filomena Fluminhan e o secretário de saúde do município, Ivandro Fonseca discutem o caos na saúde campo-grandense, no CRM/MS (Conselho Regional de Medicina), nesta quinta-feira (12). Na tarde de ontem (10), uma reunião na Santa Casa buscou medidas para a sobrecarga do hospital, por causa das paralisações no HU (Hospital Universitário) e a greve da maioria dos médicos do Hospital Regional Rosa Pedrossian.

Na reunião com o presidente da ABCG – Santa Casa, Esacheu Nascimento, na tarde de ontem, medidas para mitigar a sobrecarga da Santa Casa, único hospital atendendo plenamente pelo SUS, e para realinhar o fluxo na Rede de Saúde foram sugeridas.

A promotora elegeu algumas atitudes que devem ser tomadas emergencialmente, como a notificação de entes públicos que possam agir em favor dos serviços, e a Sesau sugeriu, entre outras medidas, que comunicará a comunidade para procurar as Upas e não se dirigir ao Pronto Socorro da Santa Casa, senão em casos referenciados e regulados pelo sistema.
 
O excesso de pacientes sobrepõe-se à capacidade instalada e gera atraso no atendimento, em especial, dos casos com classificação de gravidade inferior à amarela (baixa gravidade). 

Nestes casos o atendimento fica comprometido, pois casos mais graves têm preferência assegurada pelo protocolo de risco. O presidente da Santa Casa, Esacheu Nascimento, expressou sua preocupação com pacientes esperando atendimento por tempo muito superior ao razoável.

A presidente do CRM/MS, Rosana Leite de Melo, explica que a falta dos materiais vem comprometendo o bom atendimento, podendo causar óbitos “Não podíamos ficar parados, diante dessa situação e por isso, estamos debatendo para encontrar medidas que garantam um atendimento de qualidade para cada paciente, resguardando assim, a saúde e a vida da população, assim como o trabalho dos profissionais de saúde”.

A reunião será na manhã desta quinta-feira (12), no Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso do Sul (CRM/MS), na rua Desembargador Leão Neto do Carmo, 305 Jd. Veraneio, na Capital. 

Conteúdos relacionados

água
chuva