Brasil instável: metade da chuva do mês pode cair em 15 dias

Especialmente à tarde e noite

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Especialmente à tarde e noite

No último fim de semana da primavera promete ser com cara de verão no Brasil. Isto significa ter ao mesmo tempo o sol, calor e sensação de abafamento durante dia e à noite e também muitas pancadas de chuva, especialmente à tarde e noite.

O ar quente e úmido predomina por quase todo o país e facilita a formação das grandes nuvens com potencial para provocar fortes pancadas de chuva, com raios e ventos forte.
A chuva é desejada e aclamada por muitos, mas temos que estar atentos porque a atmosfera sobre o Brasil está e vai continuar instável nos próximos dias, bastante favorável a chuva.

Os temporais podem ocorrer sobre todas as Regiões do Brasil. A previsão é de que ainda chova muito sobre quase todo o país até o Natal. Muitas áreas, de todas as regiões, poderão acumular mais de 150 mm em 15 dias o que, em muitos casos, representa mais da metade da média normal de chuva para dezembro.

A chuva volumosa de novembro sobre o Sudeste deixou o nível dos rios e dos córregos elevado. Não é preciso mais chover três dias sem parar, como no feriado prolongado de 15 de novembro, para que ocorram enchentes e deslizamentos de terra. Desde aquela chuvarada, o tempo não ficou seco por muitos dias. As pancadas de chuva continuaram e os solos estão com bastante umidade, o que facilita o escorregamento.

Além disso, nesta situação, os solos já não conseguem absorver muita água. Assim, com a chuva já não precisa ser tão volumosa e prolongada para causar as enchentes e deslizamento. Os efeitos desastrosos podem surgir até com chuvas moderadas.

 

Conteúdos relacionados