Promessa foi feita durante reunião com catadores

O prefeito de , Alcides Bernal (PP), afirma que vai tentar manter o funcionamento do , onde trabalham mais de 400 catadatores. Uma decisão judicial determina o bloqueio dos trabalhadores à ‘área de transição', localizada entre os aterros sanitários Dom Antônio Barbosa I e Dom Antônio Barbosa II.

A promessa foi feita durante reunião com catadores, na manhã deste terça-feira (23), na UTR (Usina de Triagem de Resíduos), próxima do lixão.

“Existe determinação judicial para que esses trabalhadores saiam do lixão e ele seja trancado, mas não dá para trancar o portão e impedir o acesso de mais de 400 pessoas que sustentam suas famílias”, frisa. 

​Bernal disse ainda que convidará representantes do MPE (Ministério Público Estadual) e Defensoria Pública a visitem a UTR. O objetivo, segundo ele, é mostrar que o local não comporta a quantidade de catadores cadastrados, que atualmente somam 429 pessoas. Bernal promete que vai tentar convencer justiça a manter acesso ao lixão

“Aqui não tem estrutura para recepcionar todos esse trabalhadores vou falar com o magistrado, sei que o poder judiciário é idôneo, sensível e existe para fazer justiça. Vamos conversar e buscar solução para o problema”, afirma o prefeito.

Determinação judicial –

Conforme decisão do juiz em substituição legal na 1ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos, Marcelo Ivo de Oliveira, o acesso de catadores de recicláveis à ‘área de transição' será bloqueado no próximo domingo (28).

De acordo com a determinação judicial, os catadores poderão atuar apenas na UTR (Usina de Triagem de Resíduos), organizados em cooperativas. Em caso de descumprimento, será aplicada multa de R$ 10 mil diários aos catadores.

O convite ao MPE e Defensoria Pública, mencionado pelo prefeito, deve ser feito entre hoje e esta quarta-feira (24).