Criança será levada para abrigo depois de sair de hospital
Bebê, de nove meses, internada na Santa Casa de Misericórdia desde a última quarta-feira (6), com hematomas e sinais de subnutrição, sofreu traumatismo craniano e pode ser levada para um abrigo quando for liberada do hospital.
A informação foi confirmada na tarde desta sexta-feira (8), pela conselheira tutelar, da região sul de Campo Grande, Janayne Pereira de Oliveira. A assessoria de comunicação da Santa Casa diz que a menina está na ala verde da pediatria. Ela foi medicada e passará por um procedimento cirúrgico ainda hoje.
A bebê mora com a mãe, de 18 anos, na casa da avó. De acordo com as informações, a jovem tem outros dois filhos, que residem com familiares. “Ela teve muitos problemas na adolescência. Ela foi atendida pelo Conselho várias vezes quando adolescente”, afirma.
Segundo a conselheira, a mãe da bebê não revelou o que aconteceu com a filha. “Soubemos pela avó da criança que a a jovem estava na casa do companheiro com a bebê e disse que quando tirou a menina do berço, ela já estava com o olho roxo. Não sabemos mais detalhes porque ela não compareceu para falar com a gente”, explica.
Janayne diz que o caso foi encaminhado para a 33ª promotoria da Infância, da Juventude e do Idoso e solicitou que a bebê seja levada para um abrigo. “Constatamos que houve violação de direito e pedimos acolhimento institucional, mas quem decidirá é a Justiça. ela não tem condições de ficar na casa da avó porque a mãe dela mora lá e outros dois irmãos já estão com familiares”, observa.
Se mãe da menina não comparecer ao Conselho Tutelar até o fim da tarde de hoje, o caso será registrado na DEPCA (Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente) para que seja investigado.