Grandes instituições lucraram mais de R$ 27 bi no 1º semestre

Mesmo neste período de crise, onde vê-se o recuo da indústria e do comércio, o setor bancário permanece o mais lucrativo. Mesmo assim, bancários ainda necessitam fazer reivindicações como aumento salarial e garantia de emprego.

Na manhã desta terça-feira, 16, uma manifestação realizada pelo Sindicato dos Bancários de -MS e Região percorreu agências da Caixa Econômica Federal, Santander, Itaú, Bradesco e HSBC informando a classe sobre as reivindicações e se reuniram em frente à agência do Banco do Brasil, na esquina da Avenida Afonso pena com a 13 de Maio.

Segundo o presidente do sindicado, Edivaldo Barros, os bancos não têm motivos para não conceder o . “Como em todos os anos, as instituições financeiras falam em crise, mas o setor bancário continua sendo um dos mais lucrativos da economia”, explica Edivaldo.

Além do aumento dos salários, a liderança cobra o fim das demissões. Segundo informações do sindicato, no primeiro semestre deste ano, os bancos fecharam 6.785 postos de trabalho em todo país. Edivaldo declara que “emprego com certeza é uma grande preocupação dessa campanha e uma grande prioridade para os bancários. Mesmo diante dos altos lucros, os bancos estão demitindo. Não podemos aceitar nenhuma perda de conquistas e muito menos demissões’.

A minuta com as reivindicações da categoria foi entregue, no último dia 9 de agosto, à Fenaban (Federação Nacional dos Bancos). As primeiras rodadas de negociação já foram marcadas para os dias 18 e 19 de agosto. A data-base da categoria é 1º de setembro.