Profissional atua na promoção da saúde visual
A Câmara Municipal de Campo Grande irá realizar nesta quarta-feira (31) uma audiência pública para debater um projeto de lei que autoriza a contratação de optometristas, para atuarem nas UPAs, UBSs, hospitais e escolas municipais.
O optometrista é um profissional que, assim como o oftalmologista, promove a saúde visual e ocular. Diferentemente do ofalmo, o optometrista não possui licença para realizar procedimentos invasivos, como injeção de medicamentos ou cirurgias, mas também é capacitado para prescrever óculos, lentes de contato e fazer terapias de reabilitação visual.
O projeto de lei, de autoria do vereador Roberto Durães (PSC), foi votado em caráter de urgência na última sessão de antes do feriado, na quinta-feira (25). A Comissão Permanente de Legislação, Justiça e Redação Final pediu vistas ao projeto e solicitou a realização de uma audiência pública.
De acordo com nota da assessoria de imprensa do governador, o projeto foi elaborado após uma consulta à classe dos optometristas, que apoiaram a criação da lei. Também foram colhidas assinaturas para que o projeto entrasse em votação.
Serviço: A audiência pública para discussão da inclusão do profissional de optometria na saúde pública de Campo Grande está marcada para as 9h da quarta-feira (31), no Plenário Olivia Enciso, na Câmara Municipal de Campo Grande.
(Sob supervisão de Evelin Araujo)