Cotidiano

‘Arco-íris’ em volta do sol chama atenção e confirma previsão de chuva

Fenômeno é chamado de halo solar

Ana Paula Chuva Publicado em 24/09/2016, às 17h37

None
anel2.jpg

Fenômeno é chamado de halo solar

Um 'anel colorido' em torno do sol de Campo Grande chamou a atenção dos moradores do bairro Nova Lima neste sábado (24). Com cores semelhantes as do arco-íris, o círculo é resultado de um fenômeno chamado halo solar, e consiste na decomposição da luz branca.

De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o fenômeno acontece quando nuvens carregadas de cristais de gelo são atravessadas pela luz solar. O halo pode indicar a chegada de uma frente fria ou de altos níveis de umidade.

Confirmando a previsão  do instituto para o Estado de tempo instável durante o fim de semana  com possibilidade de pancadas de chuva e trovoadas isoladas entre a tarde de sábado e a madrugada do domingo (25), mais intensas no norte e leste de MS.

O domingo vem com a umidade relativa do ar entre 45% e 80% na Capital, e as temperaturas ficam entre 17ºC a mínima e 27ºC a máxima. Com possíveis pancadas de chuva em áreas isoladas. No interior do Estado a umidade relativa do ar fica mais alta, variando entre 45% e 95%. A máxima fica mais alta podendo chegar aos 31ºC e a mínima nos 14º.

A segunda-feira (26), vem com tempo mais estável. A umidade relativa do ar pode baixar a 30%. As temperaturas para o Estado ficam entre 34ºC a máxima e 10ºC a mínima. Na Capital, a máxima chega em 30ºC e a mínima 15ºC.

Na terça-feira (27) as temperaturas na Capital seguem altas e a máxima pode atingir 32°C e a mínima em 15ºC. A umidade relativa do ar varia entre 30% e 60%. No interior a máxima é a mais alta do período podendo chegar aos 35ºC e a mínima em 9°C. A umidade relativa do ar pode baixar à 25%.  

Jornal Midiamax