Pular para o conteúdo
Cotidiano

Após reunião com movimentos, Bernal garante lançamento dos editais de cultura 2016

Integrantes protestaram nesta tarde em frente a Prefeitura
Arquivo -

Integrantes protestaram nesta tarde em frente a Prefeitura

 

A reunião entre o prefeito Alcides Bernal (PP) e representantes da classe artística campo-grandense, ocorrida na tarde desta quarta-feira (17) após protesto pacífico em frente ao Paço Municipal, resultou pelo menos na certeza de que os editais de cultura e de 2016 serão lançados até o dia 21 de março, conforme comprometeu-se publicamente o prefeito.

Após reunião com movimentos, Bernal garante lançamento dos editais de cultura 2016Entretanto, integrantes dos movimentos consideraram que não houve grandes avanços em relação às reivindicações. “Sem dúvidas, a retomada do diálogo com o poder público foi o ponto positivo, mas ficamos infelizes pela falta de definições e de prazos. Já estamos há dois anos numa luta árdua, querendo chegar a uma resolução das políticas culturais. E a sensação que temos é que as políticas públicas pela cultura não são prioridade”, destaca Ariton Raes Fernandes, presidente do Forum de Cultura de .

Durante o encontro, Bernal destacou que, com a publicação dos novos nomes da administração para o Conselho Municipal de Políticas Culturais, a máquina foi destravada, o que já permitirá, no próximo dia 19, uma reunião do grupo que analisará os editais FMIC e FOMteatro para 2016. O prefeito também explicou que a execução e pagamento do edital 2014 depende de um aval do TCE (Tribunal de Contas do Estado).

“Temos um parecer contrário do TCE quanto a execução dos editais de 2014, mas se o TCE der o aval, nós pagaremos os R$ 4 milhões e resolvemos a situação de vez. Mas, eu preciso que o TCE oficialize isso, no papel, para que a minha administração não acabe vulnerável a um ato de improbidade administrativa”, explicou o prefeito, antes de sugerir que os integrantes dos movimentos pró-cultura sugiram representantes para interceder pelo pagamento junto ao TCE. “Hoje mesmo vou pedir um encontro com a presidência do TCE e conseguindo esta agenda, eu me comprometo a acompanhá-los”, destacou Bernal.

Sobre o 1% para a Cultura, o assunto que parecia fácil de resolver, entretanto, voltou a ganhar ares nebulosos: durante a reunião, o prefeito Alcides Bernal afirmou que enviar nova matéria para a Câmara a fim de garantir legalmente investimento mínimo de 1% da receita municipal em fomentos culturais depende de estudos que comprovem a constitucionalidade da proposta.

“Essa lei de 1% para a cultura é uma questão que está judicializada. E eu não posso simplesmente encaminhar a matéria para a Câmara sem ter segurança jurídica de que o projeto será aprovado. Por isso, vou encaminhar para a minha equipe jurídica para fazermos os levantamentos necessários. Só então encaminharei para a Câmara”, destacou, mas sem dar prazos.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Inter e Fluminense abrem vantagem na Copa do Brasil; Atlético-MG e Fortaleza empatam

São Paulo conta com ‘desencanto’ de Luciano para virar sobre o Náutico pela Copa do Brasil

aposentadoria

Indígenas isolados, idosos e doentes foram vítimas de fraudes contra aposentados

VÍDEO: imagens mostram acidente que matou motoentregador na Joaquim Murtinho

Notícias mais lidas agora

Ônibus que invadiu bar na Afonso Pena estava estacionado sem freio de mão puxado

tereza

Tereza Cristina critica situação do Brasil e diz que União Progressistas forma ‘bloco forte’

VÍDEO: imagens mostram acidente que matou motoentregador na Joaquim Murtinho

Real Madrid impede acerto de Ancelotti com CBF; Jorge Jesus é bola da vez para dirigir seleção

Últimas Notícias

Charge

Mais um feriadão chegando

Política

Após situação de emergência por aumento de síndromes respiratórias, titular da Sesau se reúne com ministro

Rosana Leite também representou a prefeita Adriane Lopes no evento de federação entre PP e União Brasil

Trânsito

Prefeitura de Ribas emite nota sobre acidente onde ônibus invadiu bar na Afonso Pena

A administração municipal lamenta o ocorrido

Política

Gerson Claro se diz honrado ao ser citado por Tereza Cristina como nome ao Senado

Deputado teve o nome citado ao Senado pela ex-ministra