Desocupação aconteceu nesta quinta-feira

Integrantes dos movimentos sociais FNL (Frente Nacional de Luta), MAC(Movimento de Agricultura Camponesa), MAF (Movimento Agricultura Familiar) e MTR (Movimento dos Trabalhadores Rurais) desocuparam a sede do (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) na manhã desta quinta-feira (4), depois de receber sinalização de acordo em Brasília e, uma ordem de reintegração de posse emitido pela Justiça Federal.

“Recebemos a ordem de Brasília. Agora vamos esperar uma reunião para sabermos o que ficou decidido e quais são os próximos passos”, afirma o coordenador estadual do movimento FNL, Edinaldo Meneses. 

O superintendente regional do Incra, Humberto de Mello Pereira, explica que ao todo oram discutidas 24 pautas apresentadas pelo movimento FNL, destas, três são destinadas ao Estado. 

“Para Mato Grosso do Sul ficou acordado que vamos priorizar a vistoria de áreas indicadas pela Força Nacional de Luta; analisar a com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e Ministério Público Federal a possibilidade de ampliar o número de cestas básicas e a possibilidade da construção de uma escola para os acampados na área da Itaipu em Mundo Novo”, explica.

O grupo estava acampado na sede do Incra desde a última segunda-feira (1º). A desocupação aconteceu por volta das 9 horas de hoje. O superintendente regional do Instituto diz que no dia 8 de março haverá uma reunião em Brasília, com os representantes dos sem-terra para discutir os acordos.