Pular para o conteúdo
Cotidiano

Após denúncia de contaminação, MPE pede vistoria de PMA e Imasul no Rio Formoso

Se comprovada, inquérito será aberto 
Arquivo -

Se comprovada, inquérito será aberto 

 

O promotor Matheus Macedo Cartapatti da 2ª Promotoria de Justiça de informou que vai pedir ao Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) e a Polícia Militar Ambiental que façam vistorias no , em Bonito, após denúncia de uma ‘mancha’ verificada próximo ao Balneário Municipal. Moradores denunciaram lançamento de esgoto e lixo em redes sociais.

“Formalmente, ainda não trouxeram documentos, mas em razão da repercussão nós resolvemos apurar se é verdade ou não. Instauramos um procedimento e vamos encaminhar ofício ao Imasul e a Polícia Militar para que eles se dirijam ao local e pontuem se há irregularidade”, afirma o promotor.

Segundo Cartapatti, o procedimento para averiguação tem duração de duração de 30 dias, e dependendo do que for apurado, poderá ser aberto um inquérito.

Enquanto isso, o prefeito Leonel Lemos de Souza Brito (PT do B) informou a equipe de reportagem do Jornal Midiamax que a contaminação pode ter ocorrido, mas por intenso fluxo de turistas e período de chuvas. “Normalmente não existe essa contaminação, o que existe eventualmente, em função de alguns fatores, como excesso de chuva, é que pode ocorrer das pessoas colocarem lixo na rua, o lixo fica em cima do asfalto, corre para bocas de lobo, entra na galeria e vai rio abaixo”, afirma.

A assessoria do Imasul informou que o órgão esteve em Bonito na semana passada realizando uma ação conjunta de orientação quanto aos aspectos legais ambientais e de segurança de passeios turísticos de Bonito e municípios próximos. Eles não constataram, naquele momento, irregularidade, e ainda não receberam denúncia sobre a contaminação. 

 

Denúncia de ‘descaso’

Reprodução Pessoal

 

Moradores da cidade, que vivem do turismo, denunciaram por meio de fotos e mensagens em páginas do Facebook esgoto e lixo a céu aberto. Em um dos posts, o empresário Felipe Caran Vizcaino diz que o turismo foi esquecido e os rios assoreados. “O chorume, líquido tóxico produzido pelo lixo, está afetando nossos lençóis freáticos e por estar no morro mais lindo da cidade quando chove o lixo vai parar no nosso Rio Formoso”, cita na postagem.

No domingo (1º), o biólogo e empresário, Breno Teixeira, registrou em fotos a situação do lixão municipal. As imagens mostram a falta de um sistema de tratamento de efluentes líquidos. “Já virou uma piscina de chorume. Tem urubu, e outros animais que vivem lá, sem contar o cheiro forte no local. Tem que ter um estudo mais aprofundado porque tem uma grande produção de chorume, e como não tem solo impermeabilizado, o risco de contaminação é muito alto. Isso, se o lenço freático já não estiver contaminado”, afirma.

De acordo com Breno, o lixo fica exposto sem nenhum procedimento que evite as consequências ambientais e sociais negativas. Ele afirma que é um descaso e que a sociedade deve pedir providências. “Diferente do que vimos nos últimos anos, a população deve sim se manifestar como estão fazendo, o poder publico deve se empenhar em criar e continuar com campanhas de educação ambiental, parcerias de instituições privadas e públicas devem ser firmadas para que essa mudança ocorra, sem o empenho e a colaboração de todos ficaremos na mesma e correndo risco para nós e para as gerações futuras”, diz em postagem.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Síria anuncia cessar-fogo após nova onda de violência deixar dezenas de mortos

Mulher é agredida e abandonada desmaiada em hospital de MS

Trump e Bolsonaro em foto publicada por Jair em seu Twitter há algum tempo

Trump volta a defender Bolsonaro e diz que ex-presidente é uma pessoa honesta

VÍDEO: Chuva alaga ruas e água invade estação de metrô em Nova York

Notícias mais lidas agora

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

lei da reciprocidade

Relatada por Tereza Cristina, Lei da Reciprocidade é publicada em resposta ao ‘tarifaço’ de Trump

axolote medicina cancer de mama 2

Cientistas descobrem novo superpoder de animal que vive no Bioparque Pantanal

Advogado que ‘derrubou’ pela metade salário de prefeito o desafia para um ‘duelo jurídico’

Últimas Notícias

Política

Vereadores mantêm veto parcial a programa de combate a jogos de azar e aprovam 92 projetos

Câmara Municipal de Campo Grande limpou a pauta antes do recesso parlamentar, que inicia na quarta-feira (16)

Esportes

Yuri Alberto é vetado e Corinthians fica sem os principais atacantes do time

Yuri segue se recuperando de uma fratura na vértebra e pode voltar aos campos no próximo sábado

Brasil

Bolsonaro vai ser preso? Entenda o que diz a PGR nas alegações finais na ação da trama golpista

Bolsonaro pode ficar preso por 43 anos

MidiaMAIS

39º Bon Odori será realizado no próximo mês em Campo Grande

Evento reúne cultura japonesa, música, comida e diversas outras atrações