Cobrança foi suspensa por 180 dias
Após receber fatura com iluminação pública, Luiz Carlos Macedo, 67 anos, aposentado entrou em contato com a Energisa, concessionária de abastecimento de energia na Capital, e foi informado de que seria ressarcido na fatura seguinte, o que não aconteceu, segundo ele.
Luiz é morador do bairro José Pereira e segundo ele, entrou em contato imediatamente após receber a fatura. “Eu liguei assim que o moço emitiu a fatura, e eles me disseram que viria ressarcido na fatura de setembro, mas não veio como você pode ver”, informou.
“O problema nesse caso não é nem o valor, é a falta de respeito com o cidadão. Eles disseram que seria ressarcido, então tem que ressarcir”, concluiu.
Uma nota emitida pela Energisa, em 25 de julho, informava que as faturas emitidas a partir do dia 26 de julho não viriam mais com a cobrança do Cosip (Contribuição do Serviço de Iluminação Pública).
A cobrança da Cosip foi suspensa no dia 25 de julho, por 180 dias em razão de uma lei de autoria do vereador Edil Albuquerque (PMDB) e promulgada pela Câmara. A prefeitura recorreu e o julgamento está previsto para esta terça-feira (31) para a retomada da cobrança.
Em nota a Energisa esclareceu que, após a decisão da suspensão de cobrança da COSIP (Contribuição para o Custeio da Iluminação Pública), a empresa realizou o lançamento da devolução da taxa faturada no dia 25 de julho em seu sistema, neste mês de agosto. Contudo, devido ao período de leitura e faturamento, a devolução irá ocorrer no máximo até setembro de 2016.
De acordo com a concessionária serão ressarcidos aqueles clientes que tiveram a cobrança considerada na conta emitida no dia 25 de julho, antes da publicação da lei no Diário Oficial do município. A partir do dia 26 de julho, a empresa já passou a emitir as faturas sem a cobrança da taxa, conforme determina a lei.
Para informações sobre o valor a ser devolvido, o cliente deve entrar em contato com a concessionária pelo 0800 722 7272.
WhatsApp: fale com os jornalistas do Midiamax
O leitor enviou as imagens ao WhatsApp do Jornal Midiamax no número (67) 9207-4330. O canal de comunicação serve para os leitores falarem com os jornalistas. Flagrantes inusitados, denúncias, reclamações e sugestões podem ser enviados com total sigilo garantido pela lei.