Total de municípios afetados já chega a 34

, ao lado de Aquidauana, entrou oficialmente para a lista dos municípios em situação de emergência por causa das chuvas em Mato Grosso do Sul, o reconhecimento pelo governo do Estado saiu na sexta-feira (4). No mesmo dia, o governo Federal, anunciou que os municípios de Guia Lopes da Laguna, Taquarussu e Dois Irmãos do Buriti, tiveram o pedido reconhecido.

Com isso, já são 34 cidades em situação de emergência em MS, e 21 reconhecidas pelo governo Federal, podendo receber recursos para recuperação dos danos causados pela chuva, principalmente em pontes e estradas.

A Defesa Civil estima que os prejuízos causados pela chuva no Estado já passem de R$ 200 milhões. Ssegundo o coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Isaías Bittencourt, o valor ainda não é definitivo e pode aumentar com o andamentos das obras de recuperação das áreas afetadas.
Desse total, R$ 100 milhões seriam só em pontes e estradas. A afirmação é do presidente da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), e prefeito de Nova Alvorada do Sul, Juvenal Neto.

 Anastácio

Anastácio não estava, até então, incluído em nenhum dos quatro decretos estaduais. Com a publicação de hoje (5), município já pode receber aporte estadual e ainda ser contemplado no convênio para repasse de combustível, assinado na terça-feira (2) entre o Governo do Estado e 32 cidades em situação de emergência. A cidade não pediu reconhecimento federal.

 Reconhecimento Federal /  21 cidades

 As cidades de Guia Lopes da Laguna, Taquarussu e Dois Irmãos do Buriti foram reconhecidas pelo Governo Federal em situação de emergência. Agora já são 21 municípios que poderão receber recurso do Governo Federal: Tacuru, Naviraí, Coronel Sapucaia, Amambai, Sete Quedas, Paranhos, Caarapó, Iguatemi, Novo Horizonte do Sul, Juti, Aral Moreira, Eldorado, Itaquiraí, Japorã, Deodápolis, Mundo Novo, Bela Vista e Laguna Carapã.

Situação de emergência

Até hoje(5), 34 localidades estão em situação de emergência: Tacuru, Naviraí, Coronel Sapucaia, Amambai, Sete Quedas, Paranhos, Caarapó, Iguatemi, Novo Horizonte do Sul, Juti, Aral Moreira, Eldorado, Itaquiraí, Japorã, Deodápolis, Mundo Novo, Bela Vista, Laguna Carapã, Vicentina, Taquarussú, Guia Lopes da Laguna, Dois Irmãos do Buriti, Jardim, Ivinhema, Campo Grande, Batayporã, Caracol, Fátima do Sul, Miranda, Jateí, Aquidauana, Nioaque, Rio Verde e Anastácio