Diretores defendem uso de garrafinhas e alegam questão cultural

O uso de copos descartáveis é, além de, ecologicamente desaconselhável, uma opção financeiramente inviável para as escolas públicas. Por conta dessas e outras razões, os copos foram retirados, mas sem eles, um hábito nada saudável tornou-se comum entre os alunos. Despreocupados os estudantes passaram a tomar água direto dos bebedouros, sem nenhuma proteção e isso chamou a atenção de vereadores que na manhã desta quarta-feira (4), realizaram visitas surpresas em algumas escolas municipais de . Os parlamentares fizeram um alerta em relação ao risco de contaminação.

Durante visitas nas escolas municipais Professora Ione Catarina Gianotti Igydio e Senador Rachid Saldanha Derzi, ambas no Jardim Noroeste, na região leste da cidade, o vereador Chiquinho Telles (PSD), chegou a questionar os diretores que se defenderam alegando que se trata de uma questão cultural.

“As crianças são orientadas a não tomarem água direto dos bebedouros e a trazerem garrafinhas de casa, mas nem todas fazem isso. É uma questão cultural, não tem nada além disso que possamos fazer”, justificou o diretor-adjunto da Escola Professora Ione Catarina Gianotti Igydio, Jefesron Rosseto.

Em entrevista ao Jornal Midiamax, o médico infectologista, José Ivan Aguiar, afirmou que o risco de contaminação existe. “A boca é uma área de fácil contaminação por uma série de bactérias e vírus. Os estudantes que tomam água direto do bebedouro podem ter infecções bucais, infecções na garganta, como amigdalite, além de, diarreias, resfriados e até H1N1 se alguém estiver contaminado”, explica.

Para evitar o risco de contaminação, o infectologista sugere que as crianças usem garrafas limpas e de uso individual. “Caso não tenham a garrafinha, não devem colocar a boca diretamente no bebedouro. É importante cobrir com a mão, mas ainda assim é complicado porque ela vai respirar em cima da fonte. O melhor é usar a garrafinha “, frisa. 

Os diretores de ambas as escolas, visitadas nesta manhã, disseram que a situação já foi informada aos representantes das Associações de Pais e Mestres.