Ela nasceu com uma má formação no intestino

A bebê Marya Alice Vitória Centurião já enfrenta imensas dificuldades com apenas oito dias de vida. Nascida com uma má formação no intestino, a criança precisa de um procedimento cirúrgico que não é realizado pelo SUS (Sistema Único de Saúde). O transplante, no entanto, é feito em Miami, nos Estados Unidos, e custa cerca de R$ 2 milhões.

Além da cirurgia a bebê Marya precisa de ajuda para se manter em . Isso porque a família, que vive Bandeirantes, município a 68 quilômetros da capital, teve que mudar radicalmente a rotina para cuidar da pequena. A mãe da Marya, Alice Centurião Alves, tem apenas quinze anos e é estudante. A família sobrevive com o trabalho da mãe de Alice, Mara, que trabalhava como Manicure.

Alice explica que a mãe largou a rotina de trabalho para ajudá-la com a bebê, e agora as três estão dependendo de ajuda e doações. “A gente pede fralda, sabonete líquido, ela não usa roupinha, não usa nada, lá na minha casa é só a minha mãe que trabalha, aí minha mãe parou de trabalhar. As pessoas ajudam, doam cestas, ajudam gente. Aqui em campo grande a gente passa a maior parte do dia no regional, a gente fica aqui na casa da minha tia”, contou Alice.

A família descobriu a má formação, que leva o nome de gastroquise, após uma cirurgia que foi realizada nos primeiros dias de vida de Marya, conforme explicou a mãe. “Na gestação foi descoberto um problema, uma abertura, pelo ultrassom. Ela nasceu de oito meses, porque quando tem esse problema normalmente nasce prematura, aí os médicos viram que tinha fechado, que tinha sarado, e aí como fechou ‘estrangulou' o intestino, e aí na cirurgia descobrimos que já tinha uma má formação. Nasceu de cesária porque não pode nascer de parto normalmente”, contou.

Gastrosquise decorre de um problema na formação da parede abdominal, e é caracterizado pela presença de uma abertura na região da barriga do bebê, tornando possível a extrusão de órgão abdominais, como estômago e intestinos.

Quem quiser doar fraldas ou sabonete líquido, pode procurar o endereço onde Alice, a mãe e a bebê Marya estão ficando em Campo Grande. A residência fica na Rua Lili Chaia Jacobe, número 213, no Residencial Buzios em Campo Grande.

Para doar dinheiro para a cirurgia de Marya, é só encaminhar para a conta abaixo:

Banco Caixa Econômica Federal
Agência:1568
Operação: 023
Poupança: 00004065 – 8
Mara Alice do Nascimento Centurião.