Pular para o conteúdo
Cotidiano

Advogado de dona de fazenda atribui conflito a ato ‘irresponsável’ do governo

Funai declarou área de 55.590 hectares como tradicionalmente do povo Guarani Kaiowá
Arquivo -

Funai declarou área de 55.590 hectares como tradicionalmente do povo Guarani Kaiowá

O advogado da família Amado, Gervásio Oliveira, que é proprietária da , onde ocorre um conflito desde o último fim de semana, com um índio morto, atribui a situação dramática as ações ‘irresponsáveis’ do governo federal.

Segundo Gervásio, proprietário e índios viviam harmoniosamente até que um mês atrás a Funai (Fundação Nacional do Índio) promulgou o Relatório Circunstanciado de Identificação e Delimitação da Terra Indígena Amambaipeguá I, localizada nas cidades de Amambai, Caarapó e Laguna Carapã, na região de Dourados, no sul do Mato Grosso do Sul, declarando a área de 55.590 hectares como tradicionalmente do povo Guarani Kaiowá.

Segundo informações da Agência , os estudos antropológicos contratados pela fundação, vinculada ao Ministério da Justiça, identificou quatro territórios tradicionais – os chamados tekoha: Javorai Kue, Pindo Roky, Urukuty e Laguna Joha – onde vivem aproximadamente 5,8 mil pessoas.

“Essa fazenda foi adquirida, formada e montada desde a década de 60 pelo chefe da família, Sylvio Mendes Amado. Ele constituiu a fazenda há mais de 50 anos. A fazenda é próxima da aldeia indígena e eles tinham convivência pacifica, nunca nesses anos todos índio reclamou que teria invadido a terra deles e vice-versa. Mas depois que a Funai baixou a portaria há um mês, criou-se uma convulsão social nas áreas pacificas e produtivas do estado de Mato Grosso do Sul”, diz sobre o conflito.

Para ele, tudo começou devido a irresponsabilidade do governo federal. “O conflito começou devido a isso. O governo federal é o responsável direto por essa instabilidade social”, finaliza.

O advogado diz não estar autorizado para falar em nome de Raquel Silvana Cerqueira Amado Buanain, que é dona da fazenda, sobre o que aconteceu hoje. Ele diz apenas que a questão não está na Justiça, e assim que puder passará novas informações. Silvana herdou a propriedade do produtor Rural Sylvio Amado, morto em 2014, aos 95 anos, e que era um dos fundadores da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul).

Relatório circunstanciado

De acordo com a Funai, os Guarani Kaiowá que viviam na região foram forçados a sair da terra por volta de 1822, quando a produção de erva mate e a chegada de colonos gaúchos intensificaram o processo de expropriação dos territórios tradicionais e de expulsão das comunidades indígenas. Ainda assim, os antropólogos responsáveis pelo estudo de identificação e delimitação da área concluíram que os Guarani Kaiowá nunca abandonaram seus vínculos históricos, mantendo forte relação com a terra. Parte do grupo indígena hoje vive confinada na Reserva Indígena de Caarapó, de apenas 3,5 mil hectares.

O procedimento de identificação e delimitação da terra indígena é resultado de um Compromisso de Ajustamento de Conduta (CAC) que a Funai assinou com o Ministério Público Federal (MPF) em 12 de novembro de 2007. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Vasco faz jogo pobre e empata com o Lanús em São Januário pela Sul-Americana

Polícia apreende mais de 150 quilos de droga que seguiam para Naviraí

Inter toma 3 gols, reage, empata com Nacional e é o líder do Grupo F da Libertadores

Papa Francisco inspira atendimento à população de rua em São Paulo

Notícias mais lidas agora

corpo encontrado onça

‘Deus me guiou certinho’: cunhado encontra corpo de caseiro morto por onça no Pantanal

Cardeais se reúnem no Vaticano para decidir sobre o Conclave

Onça que matou caseiro no Pantanal não será caçada: 'tem mais 4 delas'

Trabalhador rural picado por cobra é socorrido pelo grupamento aéreo dos Bombeiros

Últimas Notícias

Brasil

Alcolumbre, Motta e Barroso devem acompanhar Lula no velório do papa

O Palácio do Planalto disse que os três foram convidados e indicaram que iriam aceitar

Polícia

Polícia apreende 11 mil maços de cigarros na BR-267

Equipe encontrou várias caixas de cigarros contrabandeados

Economia

Chile passará a importar carne suína do Paraná

A decisão foi antecipada pelo ministro da Agricultura chileno

Polícia

Foragido por abusar da enteada desde os 12 anos, homem é preso em MS

A prisão foi realizada após troca de informações entre as delegacias de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul