Pular para o conteúdo
Cotidiano

Ações contra o mosquito Aedes aegypti serão antecipadas em MS

35 instituições vão trabalhar
Arquivo -

35 instituições vão trabalhar

Mato Grosso do Sul vai antecipar e começar a partir de setembro as ações voltadas de combate ao mosquito , transmissor de doenças como a , febre chikungunya e vírus . O objetivo é antecipar aos períodos de chuva, reduzindo os números de locais propícios a serem focos e criadouros.

Com o alto índice de notificações registrado em 2016 (58.136 notificações) e com a queda das notificações devido ao frio, a maior preocupação está voltada aos ovos que foram depositados durante o período de alta incidência e que podem eclodir durante as chuvas. De acordo com o coordenador estadual de controle de vetores, Mauro Lúcio Rosa, a antecipação das ações busca eliminar estes ovos depositados para que não haja risco de uma epidemia.

“Estamos intensificando os trabalhos de eliminação de focos e dos locais que possam se tornar criadouros do mosquito. Como tivemos uma alta incidência de dengue neste ano, os ovos que estão depositados e ainda não foram eliminados têm grandes chances de já estarem com o vírus da doença. Por isso estamos nos empenhando para acabar com estes focos antes que comece o período de chuva e é importante que a população tenha esta consciência também”, destacou o coordenador.

Ao todo, 35 instituições como Ministério Público Estadual, Corpo de Bombeiros, Tribunal de Justiça e Secretaria de Educação integram um Comitê Estadual de Enfrentamento ao Aedes aegypti.

A SES (Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul) conta também com atuação da Sala de Situação, um centro de informações desenvolvido para armazenar informações e designar as estratégias para o combate aos focos do mosquito de forma automatizada. Através das informações repassadas pelos agentes de saúde durante a visita a cada imóvel nos municípios, a Sala de Situação consegue monitorar e identificar as áreas de maior incidência, podendo assim acionar as autoridades em saúde municipais para uma ação mais direta.

O Instituto Butantan, responsável pela produção de importantes vacinas no país, começa nesta quinta-feira (1º) os testes da vacina contra a dengue em Campo Grande. Só neste ano, a dengue já matou 17 pessoas em Mato Grosso do Sul, conforme dados do último boletim epidemiológico da SES (Secretaria de Estado de Saúde). O início dos trabalhos será às 10h30 na UBS (Unidade Básica de Saúde (UBS), do bairro Coophavila II, que fica na Rua dos Recifes, sem número.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Autor de feminicídio deixou ‘carta’ antes de matar professora

Jantar de Lula no Alvorada tem presença de Moraes, ministros do STF e Gonet

Polícia apreende armas e pássaros mantidos ilegalmente em cativeiro

Casos de vírus respiratório e Influenza A estão em queda no Brasil

Notícias mais lidas agora

20º feminicídio em MS: professora é morta a facadas pelo ex-marido em Ribas do Rio Pardo

Empresário denuncia ‘prefeito influencer’ de Ivinhema por suspeita de fraude em licitação

Consórcio Guaicurus ameaça atrasar salários se não receber R$ 8,4 milhões da Prefeitura

Agência deverá pagar R$ 10 mil a cliente por falha em cancelamento e agendamento de voo

Últimas Notícias

Brasil

Ferramentas jurídicas são fundamentais para reduzir feminicídios

Ministra entende como muitas mulheres se sentem culpadas na hipótese de denunciar

Polícia

Polícia apreende 1,8 tonelada de maconha e recupera caminhonete

Na caminhonete foram localizados e apreendidos 1.824,6 kg de maconha

Brasil

Câmara declara perda de mandato a 7 deputados e dá posse a substitutos

Mesa Diretora da Casa publicou ato na quarta-feira (30) confirmando a perda das vagas

Esportes

Flamengo tem estreias, mas perde no Maracanã e vê Atlético-MG abrir vantagem na Copa do Brasil

Flamengo precisa vencer por dois ou mais gols de diferença na Arena MRV