Próximos dias devem bater recorde nas baixas temperaturas

O fim de semana prolongado, com feriado na segunda-feira (13), em Campo Grande, será de frio, mas muito frio mesmo. O tempo só tende piorar, para quem não gosta do gelado. Para quem está curtindo o “clima europeu” em pleno cerrado brasileiro, pode ficar feliz, preparar o caldo e tirar as roupas mais pesadas do armário porque o frio deve bater recorde. De acordo o o meteorologista Natálio Abrahão Filho, o frio nos próximos três dias deve superar o histórico de junho de 2013.

Segundo meteorologista, a Capital teve em 28 de abril, a temperatura mais baixa: 7,1 °C. É esperada a ocorrência de valores menores nos dias 11, 12 e 13 de junho. O frio atípico para o final do outono ocorre por conta da massa de ar polar mais intensa de 2016, até o momento, e que está sobre Mato Grosso do Sul. 

O fenômeno vai criar uma situação em que o tempo que o ar frio vai circular sobre o estado será de mais dias (em torno de 10 dias), diferentemente das medias de anos anteriores de cinco dias. 

Na madrugada deste sábado, foi registrada geada em Amambaí, Bela Vista, Dourados, Juti, Rio Brilhante e Sete Quedas. Em Amambaí, a temperatura foi de 5 °C, com sensação térmica de -3 °C. Campo Grande registrou 9,6 °C, com sensação de -1 °C. 

- 1ºC: Depois de geada, feriadão deve ter frio recorde em MSA previsão para o domingo (12), pela manhã, é de poucas nuvens a claro, aberturas de sol e geadas fortes no sul e geada leve no centro e leste do estado. Os termômetros marcam temperaturas entre 0 °C e 24 °C.

O dia deve ficar parcialmente nublado com aberturas de sol em todo o Estado. Em Ponta Porã e Amambaí, possibilidade de geada negra, ou seja, não é em sentido estrito uma geada (resultante do congelamento do orvalho ou da umidade do ar) mas sim, uma condição atmosférica que provoca o congelamento da seiva da planta, devido ao frio intenso. Com isso, o vegetal fica escuro, queimado e morre.

No feriado de 13 de junho, segunda-feira, a previsão é de céu claro, poucas nuvens depois sol, geada intensa no centro-sul e geada forte, congelante e negra no extremo sul, passando a parcialmente nublado, todo o Estado. Não há previsão de chuva e os termômetros marcam a mínima de 2 °C e máxima de 25 °C.