Índice está abaixo da média nacional

Em , 17,5% dos adultos mantêm alimentação rica em açúcar e 19,4% costumam ter em mesa os refrigerantes. O número está abaixo da média nacional, que aponta que um em cada cinco brasileiros consome doces cinco vezes ou mais na semana. Os hábitos preocupam diante do avanço de doenças crônicas no país, em especial o . A doença atinge atualmente 7,9% da população campo-grandense, dessa vez apresentando o índice maior que o nacional, de 7,4%.

Os dados são da pesquisa Vigitel 2015 (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito 17,5% da população de Campo Grande consome doces em excessoTelefônico), lançado pelo na última quinta-feira (7), em virtude do Dia Mundial da Saúde. O estudo monitora fatores de risco para doenças crônicas, atualmente responsáveis por 72% dos óbitos no país. Foram entrevistados por telefone 54 mil adultos que vivem nas capitais brasileiras.

A fotógrafa Nicolle Por Deus é uma das vítimas da chamada “compulsão por doces”. Segundo ela, tinha vontade de ingerir açúcar quando se sentia muito nervosa ou ansiosa. As guloseimas vinham como uma válvula de escape para o estresse cotidiano. Mesmo assim, ela afirma que a paixão pelo açúcar vem de longa data. “Doce sempre foi a minha paixão. Eu sou dessas que se ficar entre salgado e doce, eu fico com o doce, sempre foi assim. Mas este ano começou a ficar desse jeito, de eu ter que comer doce para ficar calma”, diz.

A jovem de 21 anos diz que consome doces, em especial o chocolate, pelo menos duas vezes por semana. Segundo o estudo do Ministério da Saúde, o índice nacional é ainda maior entre os jovens: 28,5% da população de 18 a 24 anos possui alimentação com excesso de açúcar. Nessa faixa etária, 30% também costuma beber refrigerantes diariamente.

Nicolle afirma que se preocupa com a saúde, mas que pelo resultado de seus últimos exames, a taxa de glicose no sangue está em níveis normais. “Na família do meu pai tem muitos casos de diabetes. Então, eu sou uma forte candidata a ter também (risos)”.

Além da diabetes, o consumo excessivo de açúcar pode causas outras doenças, como depressão do sistema imunológico, alterações de humor e obesidade.