Segundo moradores, além da queima de lixo, despejo é constante

está virando lixão no Jardim Tarumã, em . Moradores do bairro procuraram a reportagem nesta quarta-feira (1°) para reclamar do constante despejo e queima de lixo no local, que estaria abandonado há mais de um ano.

O terreno fica perto de fábrica de argamassa, atrás do Condomínio Jorge Amado, na esquina com a Rua José Carlos do Amaral. De acordo com Karine Costa, as pessoas jogam todos os tipos de lixo na área.

“Gente que nem é do bairro vem aqui jogar. Móveis velhos, eletroeletrônicos, eletrodomésticos, animais mortos”, lista. A moradora ainda ressalta que jogam fogo com frequência, conforme ela registrou em vídeo. Veja abaixo.

Clique aqui para assistir ao vídeo

Os populares tentaram solucionar o problema. “Colocamos placa, cerca, não adianta. Esses dias um caminhão carregado de caixas de madeira veio descarregou lixo e colocaram fogo. Tem muita gente com problema respiratório, idosos. Neste dia tive que levar minha mãe ao posto de saúde porque ela passou mal com a fumaça”, conta.

De acordo com Karine, a Prefeitura não apresenta uma solução. “Ligamos para a Prefeitura, para os Bombeiros, Polícia, nada, não adianta”, lamenta.

Outro lado

A Prefeitura declarou que não tem responsabilidade por terrenos particulares. Neste caso, os moradores devem denunciar o problema pelo telefone 156, para a Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento), para que seja feita fiscalização e, se comprovada irregularidade, autuação do proprietário para que faça a limpeza.

WhatsApp: fale com os jornalistas do Midiamax

O leitor enviou as imagens pelo WhatsApp da redação, no número (67) 9207-4330. O canal de comunicação serve para os leitores falarem diretamente com os jornalistas do Jornal Midiamax. Flagrantes inusitados, denúncias, reclamações e sugestões podem ser enviados com total anonimato garantido por lei.