Temporal destrói parte do telhado de prédio histórico na Esplanada Ferroviária

A estrutura metálica de cerca de 30 metros foi arrancada pelo vento 

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A estrutura metálica de cerca de 30 metros foi arrancada pelo vento 

O temporal que atingiu Campo Grande na madrugada desta sexta-feira (20) derrubou mais de 60 árvores e destruiu parte da cobertura da Plataforma Cultura, na Esplanada Ferroviária.

Os ventos que chegaram a 72km/h, segundo dados preliminares da Defesa Civil da Capital, deslocaram cerca de 30 metros de cobertura formada por zinco e fibra de vidro. Como a estrutura retorcida cobre parte do prédio, tombado como patrimônio histórico cultural, ainda não é possível visualizar o tamanho do dano.

“Nós ainda não sabemos qual o tamanho do prejuízo, mas sem dúvidas, o maior deles é o dano ao patrimônio histórico. Podemos ver que parte do telhado construído com telhas francesas de mais de 40 anos foi danificado”, lamentou o presidente da Fundac (Fundação Municipal de Cultura), Américo Yule.

Segundo o presidente, o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) já foi informado da danificação ao prédio e deve acompanhar a os reparos à estrutura. Logo após o fim do temporal, os próprios funcionários da Fundac, sem equipamentos de segurança, trabalhavam na retirada de parte do telhado que ficou caída na calçada da Avenida Calógeras, dentro do complexo.

O susto

Para os funcionários que atuam no local, a manhã foi de susto e muita tristeza. A oficineira Lucila de Araújo, 66 anos, foi a primeira a chegar à Plataforma Cultural. “Eu me assustei muito quando cheguei e vi o telhado todo retorcido. É um sentimento de muita tristeza. A gente cuida de tudo com tanto carinho e é realmente muito triste que isso tenha acontecido.

Para Sidney Lemes, coordenador da plataforma, o sentimento também é de tristeza. “A parte interior não foi danificada, pelo menos. Nosso trabalho todo está aqui dentro. Então foi bastante triste”, contou.  Vários pontos da cidade seguem sem energia e mais de 60 árvores caíram. Com o acúmulo de ocorrências, não há previsão para que a estrutura seja retirada do local.  

Conteúdos relacionados