Servidores pedem mais funcionários e melhores condições de salários

Servidores da agência do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) de Nova Andradina,  distante a 301 quilômetros de Campo Grande, entrarão em greve por tempo indeterminado nesta segunda-feira (20), conforme informou o site Nova News.

A paralisação nacional dos funcionários do Instituto teve início no dia 07 de julho, porém, somente agora a agência de Nova Andradina decidiu aderir ao movimento.

De acordo com informações do site, apenas a gerente da unidade e outro servidor deve permanecer na agência, o que possivelmente causará queda no atendimento.

 “Aquelas pessoas que forem até a unidade de Nova Andradina sem agendamento prévio correm o risco de não serem atendidas”, disse uma servidora.

Servidores do INSS de Nova Andradina reclamam que falta funcionários na agência. De acordo com uma servidora, o local conta apenas com dois peritos, sendo que o ideal seria ao menos três para atender a demanda.

A agência possui, no geral, seis servidores lotados e quatro cedidos, porém, conforme informações da servidora, seriam necessários, ao menos, 10 funcionários somente para o balcão de atendimento, além daqueles que fazem trabalhos internos e gerência. Além da contratação de mais pessoal, os grevistas exigem melhores condições de trabalho, incorporação das gratificações, equiparação dos servidores aposentados e ativos.

Outras reivindicações dos funcionários são a mudança na jornada de trabalho, de 40h para 30h, criação de um plano de cargos e carreiras, reajuste salarial que, pelo menos, acompanhe a inflação, e outras pautas. Há reclamações também de equipamentos da agência são supostamente sucateados, como alguns computadores.