Auditores vão realizar um Dia Nacional de Mobilização

Os servidores da CGU (Controladoria Geral da União) não vão trabalhar nesta quarta-feira (10). Os auditores vão realizar um Dia Nacional de Mobilização, paralisando as atividades de fiscalização de recursos públicos em todo o país. Os servidores planejam ainda paralisar suas atividades ainda esta semana.

De acordo com a categoria, os servidores estão insatisfeitos com a demora nas negociações salariais com o Governo Federal. As negociações estão sendo feitas desde 20 de março e os servidores pedem a recomposição das perdas inflacionárias, que segundo eles chegam a 27,3%. Os servidores pedem também a realização de concursos públicos para complementar o quadro de pessoal do Órgão, que hoje atua com 44% do contingente.

O governo já realizou quatro reuniões com a classe, porém a categoria avalia que as reuniões tiveram caráter protelatório. A preocupação generalizada é de que o governo esteja ganhando tempo a fim apresentar uma proposta de última hora, próxima ao dia 21 de agosto que, segundo o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2016, é a data limite para que os projetos de concessão de recomposição salarial estejam tramitando no Congresso Nacional. Com isso, o governo acirra o ânimo dos servidores, que prometem parar o país caso suas reivindicações não sejam atendidas.