Ressocialização: MS terá primeiro curso universitário para presos do Centro-Oeste

Internos de presídio de Dourados poderão fazer graduação da UFGD

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Internos de presídio de Dourados poderão fazer graduação da UFGD

Mato Grosso do Sul terá o primeiro curso universitário para presos do Centro-Oeste. Os internos do Presídio de Segurança Máxima de Dourados poderão fazer graduação da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados).

A Capes, órgão vinculado ao Ministério da Educação e Cultura, acaba de aprovar nesta sexta-feira (27) a implantação de Curso de Graduação dentro do Presídio de Segurança Máxima de Dourados. A iniciativa do Poder Judiciário tem parceria com a UFGD.Ressocialização: MS terá primeiro curso universitário para presos do Centro-Oeste

Pela proposta, será ofertado o curso de graduação pela Universidade Aberta do Brasil, no formato à distância, de Gestão Pública e Pedagogia, para presos que cumprem pena, no regime fechado, na Penitenciária de Segurança Máxima de Dourados. Para poder ingressar no curso universitário, o detento deve ter Ensino Médio Completo. O Pólo da UFGD será instalado dentro do Presídio com uma aula presencial ao mês. Os estudantes receberão material didático e terão acesso ao ambiente virtual

A iniciativa visa garantir a ressocialização do preso que, por meio de trabalho ou estudo, consegue o benefício da remição de pena, conforme a Lei de Execução Penal (7.210/1984), que prevê o estudo do preso como forma de se ressocializar e diminuir a pena.

Com a aprovação do curso pela Capes, o Polo da UFGD dentro da penitenciária poderá iniciar as atividades em 2016. Um detento, que já tem graduação, vai auxiliar os trabalhos e também terá o direito a remição de um dia de pena para três trabalhados. Os presos estudantes também terão o direito de remir um dia de pena se estudarem 12 horas durante três dias.

(Com informações do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul)

Conteúdos relacionados