Cotidiano

Projeto elabora calendário com gravuras de detentas da Capital

“Um Bom Dia para Você!” incentiva presas a expressar sonhos e perspectivas

Midiamax Publicado em 10/10/2015, às 20h52

None
reuniao-calendario-672x372.jpg

“Um Bom Dia para Você!” incentiva presas a expressar sonhos e perspectivas

Detentas do Estabelecimento Penal Feminino Irmã Irma Zorzi, de Campo Grande participam do Projeto ‘Um Bom Dia Para Você!’, que reúne gravuras para calendário. Neste mês, elas começam a fazer as pinturas de temas livres, que enfeitem os calendários do ano que vem.

A realização do projeto piloto foi deliberada durante reunião da qual participaram o diretor-presidente da Agepen, Ailton Stropa Garcia, o jornalista Marcos Aurélio, o diretor de Assistência Penitenciária, Gilson de Assis Martins, e a chefe da Divisão de Promoção Social da instituição, Alessandra Siqueira.

Segundo Stropa, a intenção é que nos próximos anos a participação possa ser estendida a outras unidades prisionais de Mato Grosso do Sul. A Agepen, segundo ele, irá. A participação das custodiadas é voluntária e não envolverá premiação.

Responsável por coordenar os trabalhos, o diretor Assistência Penitenciária da Agepen explica que o calendário será em formato de folha única e trará o máximo de gravuras possíveis, após avaliação técnica de artistas da área, com destaque para as melhores avaliadas. “Mas a intenção não é descobrirmos talentos no desenho, mas sim que o maior número possível de custodiadas participe da ação e também possam ser beneficiadas pela proposta”, explica.

Conforme explicou o idealizador da iniciativa, o jornalista Marcos Aurélio, a intenção é incentivar as detentas a expressar no papel seus sonhos e perspectivas. “Elas vão saber que aqueles desenhos que fizeram serão vistos diariamente por muitas pessoas de vários lugares e isso, com certeza, é um estímulo para que elas pensem em novas possibilidades na vida”, comenta o jornalista, justificando também o nome do projeto. “É como se elas estivessem todos os dias desejando um bom dia para as pessoas”, completa.

Jornal Midiamax