Espera por atendimento deve ser normalizada no decorrer da semana, explica sindicato

A greve dos médicos do município terminou na noite dessa segunda-feira (1º), mas a procura da população por atendimento nos postos de saúde ainda é pequena, já que ainda existe a dúvida da volta da categoria por parte da população, como explica o Sinmed/MS (Sindicato dos Médicos de Mato Grosso do Sul).

“Fiquei sabendo que voltou a atender ontem, e hoje vim procurar atendimento, mas ainda está demorado”, fala um paciente que não quis se identificar que ainda explica que chegou à UBS (Unidade Básica de Saúde) do Aero Rancho, às 6 horas e que já estava esperando havia duas horas pelo médico. “Fazer o quê? Tem que esperar”, afirma.

Na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Universitário, o quadro clínico estava completo com cinco médicos atendendo a população que procurava o atendimento. “Da última vez demorei mais de dez horas para ser atendido. Agora esperei só duas horas.”, ressalta Silvio César, de 38 anos, lubrificador.

De acordo com o Sinmed/ MS (Sindicato dos Médicos de Mato Grosso do Sul) todos os 1.400 médicos voltaram a atender normalmente nesta terça-feira (2), e que o tempo de espera deve diminuir.

Ainda de acordo com o sindicato pode ocorrer sobrecarga em alguns postos de saúde em virtude da demanda, principalmente, com o tempo frio e chuvoso, mas que no decorrer da semana deve ser normalizada.