Pular para o conteúdo
Cotidiano

Presidente do CFM critica ministérios pela criação de mais cursos de medicina

Foram abertas mais 2.990 vagas em 36 municípios do interior
Arquivo -

Foram abertas mais 2.990 vagas em 36 municípios do interior

O presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Carlos Vital, criticou duramente a decisão dos ministérios da Saúde e da Educação de criar mais 2.290 vagas em cursos de medicina na rede privada de ensino, em 36 municípios do interior do país. Segundo Vital, a abertura descontrolada de novas vagas coloca em risco a formação dos profissionais, em detrimento da qualidade do ensino.

Conforme o presidente, atualmente no Brasil tem 256 cursos de medicina e a criação de mais vagas não vai solucionar o problema de saúde do país. “É fundamental compreender que essa interferência autoritária nos processos de ensino e formação médica não resolve a crise da assistência à Saúde e de que a persistência desses equívocos resultará em danos irreparáveis à sociedade, ao prestígio da medicina e ao bom conceito daqueles que a exercem”, alertou o presidente.

Para Vital, cursos sem preparação necessária formam profissionais despreparados, e em vez de resolver aumentam os problemas da saúde pública. “ignora-se o impacto desse processo na segurança do paciente e no ético desempenho da medicina, surgindo um círculo vicioso, onde alunos mal preparados serão médicos e educadores com pouca formação e limitações inaceitáveis no exercício das suas especialidades”.

O presidente pede que em vez de incentivar e alavancar a expansão de novos cursos, o governo assuma a responsabilidade de oferecer condições de trabalho, equipe multiprofissional, rede de referência e contrarreferência, possibilidade de progressão funcional e de acesso a cursos de educação continuada.

Novas vagas

Os ministros da Educação, Renato Janine Ribeiro, e da Saúde, Arthur Chioro, anunciaram nesta sexta-feira, 10, o resultado do primeiro edital para a abertura de vagas de cursos de graduação de medicina em instituições privadas de ensino superior no âmbito do Programa Mais Médicos para o Brasil. Nesta seleção foi autorizada a criação de 2.290 vagas em cursos de medicina em 36 municípios.

As novas vagas foram oferecidas em 39 municípios, que deveriam cumprir os seguintes requisitos: ter mais de 70 mil habitantes e não ser capital de unidade da Federação; no mínimo cinco leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) por aluno; no mínimo três alunos por equipe de atenção básica; leitos de urgência e emergência ou pronto-socorro; oferecer residências médicas nas especialidades prioritárias do Programa Mais Médicos. As novas vagas fazem parte da estratégia de longo prazo do governo federal para oferecer 11.447 novas vagas de cursos de graduação em medicina até 2018.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: Indígenas apontam arma para motoristas após cacique morrer atropelado em Coronel Sapucaia

‘Conseguimos reaquecer a diplomacia e abrir caminhos’, diz comitiva brasileira nos EUA

Vetter aproxima MS do mar com projetos de alto padrão em praias preservadas

Samir Xaud, presidente da CBF, é alvo de operação da PF que investiga crimes eleitorais

Notícias mais lidas agora

flexpark ação

Campo Grande contesta perícia de indenização ao Flexpark e alega que valor é R$ 1,8 milhão menor

Câmeras mostram Raquel no banco da frente antes de ser jogada na vala pelo amante

Prefeita anuncia mais cortes de gastos em secretarias de Campo Grande

Carla Zambelli deve cumprir pena no Brasil, defende Resende sobre prisão de deputada na Itália

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Galã de novelas, Thiago Lacerda vem a MS para cerimônia importante

Confira detalhes da vinda do ator ao Estado

Cotidiano

Romaria comemora aniversário de 100 anos do Colégio Auxiliadora em Campo Grande

Unidade Salesiana convida ex-alunos e educadores para a celebração do aniversário centenário

Transparência

Auditoria na Funsaud de Dourados entra na reta final e deve definir rumos da saúde municipal

Relatório é aguardado com grande expectativa, pois deverá apresentar um panorama completo da situação da fundação que opera no vermelho há 10 anos

Polícia

VÍDEO: Trecho da BR-163 é interditado para reforma em cratera na via

Um andarilho teria ateado fogo em uma galeria de drenagem sob a rodovia