Bernal se reuniu com secretários para reestruturar atenção pediátrica

Como forma de reestruturar a atenção pediátrica para o município de , o prefeito Alcides Bernal acompanhado do secretário municipal de Saúde, Ivandro Correa Fonseca se reuniu na tarde desta sexta-feira (9) com profissionais da saúde e com representantes do Conselho Municipal da Saúde.

Segundo o prefeito Alcides Bernal, é preciso descentralizar os serviços de pediatria em nossa Capital. “Nós vamos levar o atendimento para os bairros, mas não vamos deixar de atender a crianças do centro da cidade com pediatria”, frisou o prefeito.

Para Ivandro a descentralização será feita com o aval de todos os profissionais da saúde e, principalmente, com os representantes do Conselho Municipal de Saúde que são os mais bem informados sobre as demandas da saúde da Capital. “Em nossa proposta para o atendimento no setor da pediatria está a agilidade no atendimento”, destacou.

O presidente do Conselho Municipal da Saúde, Sebastião de Campos Júnior disse ser a favor da descentralização do atendimento da pediatria. “O que deve ser feito é o aumento da assistência médica na atenção básica. Poucos políticos investem na atenção básica nos bairros porque não dá retorno político”, comentou.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o Centro de Especialidade Infantil será mantido em área de fácil acesso, com possibilidade de expansão de 16 especialidades já existentes para cerca de 30 especialidades, entre especialidades médicas e serviços pediátricos e ainda contará com apoio de equipe multiprofissional, como terapeuta ocupacional, fonoaudiologia, psicologia, nutricionista, entre outros.

Este local ainda contará com o CAPSi, o qual será remanejado do atual local onde está em funcionamento, ampliando a oferta com a urgência psiquiátrica e disponibilizando quatro leitos de observação 24 horas.

Quanto o serviço de urgência e emergência pediátrica será descentralizado para as unidades UPA Universitário, UPA Cel. Antonino e UPA Almeida, com atendimento pediátrico nas 24 horas em todos os dias da semana.

O CRS Moreninha, Guanandy e Tiradentes também contarão com atendimento pediátrico no período noturno, das 19 horas às 7 horas da manhã, de segunda a sexta.