Pular para o conteúdo
Cotidiano

Prefeitura diz que só vai discutir UPA Veterinária em novembro

Executivo diz que lei não é impositiva
Arquivo -

Executivo diz que lei não é impositiva

A Prefeitura de disse que vai aguardar o prazo de regulamentação de 90 dias para se manifestar sobre a construção, ou não da UPA Veterinária, o que deve acontecer apenas em novembro.

Na quarta-feira (5) foi sancionada e publicada no Diogrande (Diário Oficial do Município) a Lei nº 5.593, de 29 de julho de 2015, de autoria do vereador Chiquinho Teles, autorizando o Poder Executivo a criar uma Unidade de Pronto Atendimento Veterinário, denominada UPA-VET, que deveria “prestar atendimento de urgência e emergência às populações de animais domésticos caninos, felinos, equinos, asininos e de muares da capital, prestando os primeiros socorros, além de oferecer serviços de consultas, orientações, medicação de urgência, cirurgias entre outros”.

O projeto já corre desde 2012, quando á época, o então prefeito de Campo Grande, (PMDB) chegou a lançar projeto arquitetônico de uma UPA veterinária, que deveria ser construída próxima ao estacionamento do CCZ (Centro de Controle Zoonoses) da Universidade Federal de ().

Recentemente o caso da cadelinha batizada como Vitória Guerreira, que morreu alguns dias depois de ser resgata dentro de um córrego da Capital, onde foi jogada por seus donos após sofrer atropelamento e ter parte da pela arrancada, reacendeu novamente as discussões.

Dois meses depois do caso, que aconteceu no final de maio, o vereador Chiquinho Teles (PSD) voltou a apresentar na Câmara, projeto de lei que autorizava o Executivo a construir uma UPA/VET (Unidade de Pronto atendimento Veterinário).  O projeto foi aprovado no dia 2 de julho e sancionado pelo prefeito no dia 5 de agosto. Porém, até o momento a UPA VET contínua apenas no papel, sem nenhuma perspectiva de local e muito menos data para início das obras.

Projeto

Nelsinho apresentou uma planta do prédio que iria atender cachorros e gatos, logo após a polêmica em torno do cão que sofreu maus-tratos e foi batizado como Scooby, fazer novamente com a bandeira em prol dos animais fosse levantada. Scooby foi amarrado a uma motocicleta e arrastado do Bairro Aero Rancho até o CCZ. O dono alegou que o animal precisava ser sacrificado por estar com leishmaniose e não teria outra forma de levar o animal até o Centro de Zoonoses.

Na planta o pronto-socorro para os animais teria 70 metros quadrados e seria construído próximo ao estacionamento do Centro de Zoonoses. Nelsinho dizia que a UPA serviria de exemplo para todo o País.

A unidade deveria oferecer serviços como consultas, orientações, medicação de urgência e até mesmo contar com uma sala de soroterapia. Os recursos seriam provenientes de convênios, que estavam em estudo na época. De lá para cá, não foram mais divulgadas informações sobre o projeto.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Ed Sheeran viraliza ao “zoar” rotinas matinais de influencers

Condutor perde controle e veículo tomba para fora da pista em rodovia de MS

stf ilustrativa divulgação (1)

STF põe fim à discussão acerca da criação do ensino domiciliar

Colisão frontal entre picape e carreta na BR-262 deixa um ferido em Aquidauana

Notícias mais lidas agora

Primeiro trimestre em MS fecha com aumento de 10% em crimes violentos

Com tecnologia de scanner 3D, perícia ‘refez’ pela 1ª vez cena de crime bárbaro em MS

bandeirantes eleitores eleição suplementar dejavu

Eleitores de Bandeirantes vivem déjà vu com indefinição de nova eleição: “desanimador”

VÍDEO: Incêndio destrói oficina após idoso colocar fogo em latinha no Centenário 

Últimas Notícias

Polícia

Motoqueira de aplicativo some com mega hair de cliente avaliado em mais de mil reais

Vítima procurou a delegacia para registrar queixa contra a motociclista que não entregou o aplique

Esportes

Seleção brasileira feminina de futebol estreia em 2025 com derrota em amistoso com os EUA

Time dirigido pelo técnico Arthur Elias teve um início ruim no SoFi Stadium

Esportes

Luiz Gustavo é internado com dores do peito e desfalca o São Paulo por tempo indeterminado

Jogador de 37 anos realizou exames de imagem que detectaram um tromboembolismo pulmonar

Brasil

Fórum lança manifesto para ampliar inclusão de jovens LGBT+ no mercado

Documento é assinado por mais de 160 grandes empresas brasileiras