Inscrição para escola de tempo integral será feita na próxima terça-feira

Na tarde deste sábado (28), a fila de pais na porta da Escola Municipal de Tempo Integral Iracema Maria Vicente, no já era grande. Para conseguir uma vaga, eles vão ter de ficar na fila até a terça-feira (1º), quando as inscrições serão feitas, respeitando a ordem de chegada. Após já terem passado uma noite na frente da escola, agora, eles temem a forte chuva pode cair a qualquer momento.

De acordo com o edital são 20 vagas para educação infantil – pré-escola 1; 25 vagas para pré-escola 2 e 25 vagas para 1º ano do ensino fundamental. Os pais dizem que a escola abriu os portões durante a chuva da tarde e liberou a entrada para o banheiro, mas em caso de chuva forte “vai ficar difícil”, segundo uma das mães. Para garantir que ninguém saia prejudicado, eles já se organizaram fazendo uma , indicando a ordem de chegada. 

Creuza Lopes foi a primeira a chegar na escola, por volta das 18h30 da sexta-feira (27). Ela está revezando com a filha para conseguir uma vaga para o neto, de 6 anos. Creuza diz que a filha é viúva e tem dois filhos. “Estamos fazendo revezamento. Ela precisa muito para trabalhar. Para a pequena (de 1 ano e 6 meses) estamos lutando por uma vaga na creche”. 

Mesmo se organizando para manter a ordem de chegada, os pais temem perder a vaga por conta de uma das clausulas do edital. A que diz que doadores de sangue tem prioridade. Joseane Campos diz que tem o marido e por isso está revezando com a amiga Creuza, a primeira da fila e a filha de Creuza para garantir o lugar na fila. Diarista, ela já perdeu o serviço neste sábado e vai perder também na segunda. “Fazer o que? Preciso da vaga. Tenho que levá-lo comigo para trabalhar e tem gente que não gosta. Chama uma vez e depois não chama mais”. 

Joseane reclama da prioridade para quem doa sangue. “Não é todo mundo que pode. Eu tenho pressão alta e também por religião não doo. Por causa disso, podem passar na nossa frente. Acho injusto, não tem que ter distinção. Mas pelo menos com a ordem de chegada, acho que vai dar certo. Ano passado foi seleção e nem implorando à diretora conseguimos a vaga”. 

A porteira Maria Auxiliadora Souza Dias também está na fila para conseguir uma vaga para a filha de 5 anos. “Estou revezando com o marido e o meu filho, senão, perde a vaga. Mesmo assim, a gente fica na dúvida. Falaram que já tem vaga para quem é da roça. Cada hora falam uma coisa. Pelo edital estamos garantidos, mas é uma falta de respeito ter vagas para outras pessoas que não estão aqui”. 

Aos 15 anos, Jheynifer Cristina está na fila para garantir a vaga da irmã, de 5 anos. “Também estamos revezando. A vaga dela [da irmã] é para o pré 2. A noite, a minha vem para dormir aqui”.