Pular para o conteúdo
Cotidiano

Pais de alunos reclamam de greve na rede municipal que já dura 12 dias

Impasse entre professores e município preocupa pais de alunos da Reme
Arquivo -

Impasse entre e município preocupa pais de alunos da Reme

A paralisação, que nesta quarta-feira (10) completa 12 dias, preocupa os pais dos 101 mil alunos das 96 escolas Reme (Rede Municipal de Saúde Pública) de . Muitos tiveram de mudar a rotina da família por conta da greve da categoria que reivindica reajuste de 13,01%.

De acordo com o presidente da ACP (Sindicato Campo-Grandense dos Profissionais da Educação Pública), Geraldo Gonçalves, o piso salarial para 20 horas semanais é de R$1.697,00 com o reajuste o valor sobe para R$ 1.917,00.

Depois de várias discussões com o chefe da Semed (Secretaria Municipal de Educação), Wilson do Prado, a categoria propôs parcelar o reajuste em sete meses, começando com a aplicação em junho, no entanto, o município ainda não respondeu à categoria.

Enquanto o impasse permanece, os pais precisam reajustar a rotina e o planejamento familiar. A psicóloga Sueli Fonseca, de 45 anos, tem uma filha de 12, que está no sétimo ano. Ela diz que por conta da paralisação teve de antecipar as férias da adolescente.

“Meu irmão comprou um pacote de viagem para praia e ela vai ter de ficar de fora. Antecipei as férias dela levando-a para passar uns dias na casa de uma amiga da família, em . Ela tem reclamado muito por não estar estudando e isso também me preocupa bastante. Estávamos conversando e ela disse que a vontade é ir para escola Estadual que já voltou, mas se eu tivesse condições, a colocaria em uma escola particular para não ter esse tipo de problema”, afirma.

A psicóloga destaca ainda que apesar dos prejuízos por conta da greve, entende que a paralisação é necessária para a categoria. “Os professores têm razão de cobrar porque é uma profissão muito estressante e isso é um descaso por conta da Prefeitura porque todo mundo sabe como é trabalhar na educação. Além do ensino, muitos pais confundem o papel dos educadores e terceirizam às responsabilidades”, ressalta.

A auxiliar financeiro, Silmara Pereira de Araújo, de 31 anos, tem uma filha de cinco anos, que estuda na pré-escola. Ela relata que todos os dias depende da ajuda de familiares e amigos, para não deixar a menina sozinha.

“Não sei mais o que fazer. Cada hora preciso deixá-la com alguém diferente porque ela ficava com a minha tia, mas meu avô faleceu e agora complicou. Um dia deixo na casa de uma prima, no outro com a vizinha, preciso me virar. Os pais e os alunos são os mais prejudicados com essa greve. Me programei para tirar férias em julho e agora já não sei mais como vai ser”, lamenta.

Conforme o vereador Edil Albuquerque (PMDB), líder do prefeito, Gilmar Olarte (PP), na Câmara Municipal, a reunião no gabinete do prefeito, terá início depois das 9 horas. “Vamos apresentar a contraproposta. Acredito em números porque eles não mentem. Vamos nos debruçar neles para ver no que poderemos avançar”, declara. Uma nova assembleia será realizada às 9 horas, no ACP para que a resposta do prefeito seja discutida entre a categoria. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Lady Gaga se pronuncia após ameaça de bomba em show realizado em Copacabana

A 5 metros de Lady Gaga, campo-grandense narra noite histórica em show: ‘foi surreal’ 

ministra Cida Gonçalves

Cida Gonçalves, que comanda o Ministério das Mulheres, deve perder o cargo nesta segunda

maça

Empresa investigada por fraude de licitação e merenda podre atua em várias cidades de MS

Notícias mais lidas agora

Empresa que fraudou licitação entregava alimentos podres para merenda de crianças em MS

antonio

‘Nunca será esquecido’, diz filha de empresário que morreu em cela da delegacia

Jair Bolsonaro comemora saída de hospital após três semanas internado em Brasília

Maio Laranja: entidades fazem panfletagem na BR-163 contra abuso e exploração sexual infantil

Últimas Notícias

Esportes

Santos perde por 1 a 0 para o Grêmio e vê crise ampliar após 3ª derrota seguida no Brasileiro

Partida começou movimentada, com os dois lados tentando agredir no ataque, mas sem ameaçar a meta adversária

Mundo

Piastri vence GP de Miami de F-1 marcado por ‘guerra’ na Ferrari

Ele embala de vez no campeonato e vai aos 131 pontos na liderança do Mundial de Pilotos

Mundo

Papamóvel será transformado em unidade de saúde para crianças em Gaza

Veículo está sendo adaptado com equipamentos para diagnóstico, exame e tratamento

Esportes

Vitor Roque marca e Palmeiras vence o Vasco em Brasília

Com a vitória, o clube paulista assumiu temporariamente a liderança da competição