Unidade foi fechada ontem para reforma do teto
Com a reforma da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da Vila Almeida em Campo Grande, pacientes que procuram a unidade são direcionados para outras que mantêm funcionamento normal. A UPA foi fechada na quinta-feira (26) para reforma do teto, que desabou em dezembro de 2014 em virtude do acúmulo de fezes de pombos.
O Jornal Midiamax foi até o local no fim desta manhã. Muitos pacientes ainda procuram a unidade por não terem conhecimento da reforma. Foi o caso de Alisson Charles, 22 anos, e Mirian Soares, 31 anos, que procuraram unidade no fim desta manhã.
Apesar de residirem a poucas quadras da UPA, não sabiam do fechamento temporário. “Soube só agora”, disse Mirian, que foi levar a filha gestante para tomar uma medicação. Alisson foi à unidade com sintomas característicos de dengue.
Nestes casos, os pacientes são orientados a procurar outras unidades de pronto atendimento como da Coronel Antonino e Universitário. Em situações mais simples, recomenda-se Unidades Básicas de Saúde.
O atendimento na unidade deve voltar ao normal na segunda-feira. Enquanto isso, somente a emergência funciona “Quem chega aqui, nós direcionamos para as outras unidades”, afirma a gerente da unidade Dirce Dominoni.
Por dia, ainda de acordo com a gerente, passam pela UPA Vila Almeida em torno de 600 pacientes. Os profissionais que trabalham na unidade foram realocados temporariamente para outras unidades, já que estas terão aumento de demanda.