Pular para o conteúdo
Cotidiano

Na favela e sem luz, moradores ironizam uso de jatinho e postura dos vereadores

Ausência de estrutura, asfalto e iluminação pública insuficiente no esquecimento do Poder Público
Arquivo -

Ausência de estrutura, asfalto e iluminação pública insuficiente no esquecimento do Poder Público

Dona Maria Teresa, de 64 anos, moradora do São Conrado, região sudoeste da Capital, acredita que os vereadores e o prefeito de estão de ‘braços dados’ e esqueceram dos bairros mais periféricos. Onde ela mora não existe asfalto, nem ligação de esgoto em várias ruas. O mesmo abandono é apontado por Willian Rodrigues, que reside no Cidade de Deus, sem energia elétrica desde o início da tarde desta quarta-feira (18).

“O prefeito com tanta coisa pra resolver aqui resolve andar de jatinho e os vereadores acham certo, não veem problema. Eu vejo problema, pois vai eu viajar e deixar as coisas aqui pra ver se não fica difícil depois para lidar. No meu bairro não há asfalto na minha rua, como na maioria, a iluminação pública é uma vergonha e eu teria medo de viajar e deixar a minha casa. Queria ver se fosse o Bernal viajando de jatinho ou o anterior”, desabafa a dona de casa, moradora da Rua Major José Pinto, no São Conrado.

Willian Rodrigues, que sobrevive na à espera de uma casa popular, diz que depende da poder público para ter direito até a um endereço. Eles não conseguem instalações legais de energia elétrica e, periodicamente, ficam no escuro quando a concessionária corta os ‘gatos’ que fazem para furtar energia.

A favela conta com a acomodação irregular de 300 famílias, que sobrevivem em barracos de lona e madeira, na sua maioria com ligações clandestinas de água e energia. O local fica nas imediações do Lixão e já teve em setembro de 2014 a concessão de um gerador para fornecimento de energia às famílias. 

Neste ano, segundo William, o gerador não está mais operando e recorrentemente ocorre o ciclo de corte do fornecimento pela Energisa, no combate às ligações clandestinas, e a religação feita pelos próprios moradores, em um recurso cada vez mais arriscado para ter o serviço. O Cidade de Deus também não dispõe de Saneamento Básico.

“Não tem cabimento as pessoas sem energia, crianças que vão perder o leite, idosos tendo que ficar à luz de velas nesse calor, que pode fazer gente passar mal. É muito descaso com o Cidade de Deus, de uma maneira que nem dá pra acreditar. É como se essas famílias não existissem”, reclama o auxiliar-administrativo.

Logo no primeiro mês de mandato, em 2014, o Secretário Municipal de Saúde, Jamal Salém foi convocado pelo vereador Coringa para mobilizarem ações de atendimento em Saúde e infraestrutura às famílias do Cidade de Deus. Seis meses depois o próprio prefeito foi até o bairro, que tinha ficado novamente sem energia, após corte da concessionária. (PP) falou em realocação dos moradores para outras localidades em projetos habitacionais coordenados pela Administração Municipal, mas a situação continua a mesma.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Vai fazer churrasco no Dia dos Pais? Confira quanto a celebração pode custar em Campo Grande

Amigos estavam em show de Thiaguinho antes de assessor ser atropelado na Avenida Ernesto Geisel

Coloque na agenda: Feirão da AACC/MS acontece nesta semana com mais de 3 mil itens

Grávida, esposa de astro da NBA é atacada por tubarão: ‘Pior dia da minha vida’

Notícias mais lidas agora

MP quer firmar até setembro acordo com Patrola por dano ambiental de R$ 991 mil na MS-228

Bolsonaristas fazem buzinaço pela anistia em Campo Grande

Amigos estavam em show de Thiaguinho antes de assessor ser atropelado na Avenida Ernesto Geisel

CCZ vacina cães e gatos na região do Segredo a partir desta segunda

Últimas Notícias

MidiaMAIS

‘É só recolocar a ripa’: o que leva uma pessoa a querer se livrar de um colchão velho e dizer que é doação

Neurocientista explica possíveis motivos e também comenta sobre 'falsa generosidade'

Política

Vereadores articulam derrubada do veto ao projeto ‘Ar no Busão’ em Campo Grande

Projeto de lei que prevê obrigatoriedade de ar-condicionado em todos os ônibus novos deve retornar à Casa de Leis no segundo semestre

Política

Bancada federal de MS pode ter quatro dos oito deputados candidatos à reeleição

Pollon e Vander Loubet podem tentar uma vaga no Senado Federal em 2026

Mundo

Entidade que financia imprensa pública nos EUA vai encerrar atividades

CPB, que financia mídia pública nos EUA há 60 anos, vai encerrar atividades após cortes federais