MS pode ter queda de raios diariamente até sexta; veja como se prevenir

Segundo meteorologista, nenhuma região é descartada

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Segundo meteorologista, nenhuma região é descartada

Raios e trovões. A famosa frase do personagem Dr. Victor, do Castelo Rá-Tim-Bum, pode ser aplicada em Mato Grosso do Sul: segundo o meteorologista Natálio Abrão, todo o Estado corre risco de ser atingido por raios e trovões diariamente até a próxima sexta-feira (20).

“Toda área que tiver instabilidade e pancadas de chuvas corre riscos de queda de raios e trovões, principalmente onde a umidade está alta e a temperatura também”, explica.

Segundo Natálio, a região sul do Estado e de todo o país está sendo alimentada por umidade alta por conta do El Niño. “Portanto, estas temperaturas altas aliadas à umidade alta deixam o tempo com condições favoráveis à formação de pancada de chuva e de raios e trovões”.

Alerta

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Mato Grosso do Sul emitiu nesta segunda-feira (16), um alerta sobre a possibilidade de forte chuva com descarga elétrica no Leste do Estado entre ontem (16) e hoje (17).

De acordo com o aviso, poderá ocorrer pancadas de chuva forte com potencial para muitos raios, rajadas de ventos e queda de granizo isolado na região Leste, inclusive em Campo Grande, Três Lagoas, Brasilândia Aparecida do Taboado e outras da região.

O meteorologista revela que de ontem para hoje choveu forte no sul do Estado. Em Sete Quedas foram registrados 24,30 milímetros. A chuva começou de madrugada e só foi parar por volta das onze horas, com direito a ventos de 58 km/h. Amambai também registrou ventos de 50 km/h e 11 milímetros.

“Na parte da tarde desta terça-feira nenhuma região é descartada, todas podem sofrer descarga elétrica, trovões ou tempestades. Isso pode se repetir até sexta-feira”, garante.

Tragédia

Dois trabalhadores morreram atingidos por um raio enquanto trabalhavam em uma fazenda, em território paraguaio na fronteira com Sete Quedas. Os dois eram diarista e estavam no segundo dia de serviço na propriedade rural.

Eder Carlos Gomes Pereira, 37 anos, e Paulo Ribeiro de Souza estavam trabalhando na tarde de domingo (15) na hora da forte chuva e acabaram atingidos por uma descarga elétrica por raio. OS dois foram socorridos e encaminhados para o Hospital de Sete Quedas. Os trabalhadores morreram logo após dar entrada na unidade hospitalar.

O que fazer

Para evitar tragédias e deixar a população atenta, Natálio recomenda proteção dentro de carros e dentro de casa em caso de queda de raios e trovões. “Se estiver em campo aberto, sem proteção concreta, a recomendação é sentar em algum lugar, ou se agachar, ou deitar”.

O meteorologista também alerta que as pessoas evitem árvores, proximidades de cercas, piscinas, rios, lagos e similares e que não usem aparelhos eletrônicos de qualquer tipo.

Já a Defesa Civil passa as seguintes recomendações: evitar áreas de alagamentos e para o risco de deslizamentos de encostas, morros e barreiras; evitar trafegar em ruas sujeitas a inundações localizadas; e ainda evitar lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra ventos fortes, raios e queda de granizo.

Previsão

A previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) é de tempo nublado com pancadas de chuva e trovadas isoladas durante o período da tarde em todo Estado. Nas regiões sul e leste, onde pode chover forte. A máxima pode chegar a 39°C na quarta e a 40°C na quinta-feira.

Na sexta-feira a temperatura deve cair, diminuindo a possibilidade de queda de raios, e deve chover mais forte em todo Mato Grosso do Sul.

Conteúdos relacionados

lama