Pular para o conteúdo
Cotidiano

MS pode ter queda de raios diariamente até sexta; veja como se prevenir

Segundo meteorologista, nenhuma região é descartada
Arquivo -

Segundo meteorologista, nenhuma região é descartada

Raios e trovões. A famosa frase do personagem Dr. Victor, do Castelo Rá-Tim-Bum, pode ser aplicada em Mato Grosso do Sul: segundo o meteorologista Natálio Abrão, todo o Estado corre risco de ser atingido por raios e trovões diariamente até a próxima sexta-feira (20).

“Toda área que tiver instabilidade e pancadas de chuvas corre riscos de queda de raios e trovões, principalmente onde a umidade está alta e a temperatura também”, explica.

Segundo Natálio, a região sul do Estado e de todo o país está sendo alimentada por umidade alta por conta do El Niño. “Portanto, estas temperaturas altas aliadas à umidade alta deixam o tempo com condições favoráveis à formação de pancada de chuva e de raios e trovões”.

Alerta

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Mato Grosso do Sul emitiu nesta segunda-feira (16), um alerta sobre a possibilidade de forte chuva com descarga elétrica no Leste do Estado entre ontem (16) e hoje (17).

De acordo com o aviso, poderá ocorrer pancadas de chuva forte com potencial para muitos raios, rajadas de ventos e queda de granizo isolado na região Leste, inclusive em , Três Lagoas, Brasilândia Aparecida do Taboado e outras da região.

O meteorologista revela que de ontem para hoje choveu forte no sul do Estado. Em foram registrados 24,30 milímetros. A chuva começou de madrugada e só foi parar por volta das onze horas, com direito a ventos de 58 km/h. Amambai também registrou ventos de 50 km/h e 11 milímetros.

“Na parte da tarde desta terça-feira nenhuma região é descartada, todas podem sofrer descarga elétrica, trovões ou tempestades. Isso pode se repetir até sexta-feira”, garante.

Tragédia

Dois trabalhadores morreram atingidos por um raio enquanto trabalhavam em uma fazenda, em território paraguaio na fronteira com Sete Quedas. Os dois eram diarista e estavam no segundo dia de serviço na propriedade rural.

Eder Carlos Gomes Pereira, 37 anos, e Paulo Ribeiro de Souza estavam trabalhando na tarde de domingo (15) na hora da forte chuva e acabaram atingidos por uma descarga elétrica por raio. OS dois foram socorridos e encaminhados para o Hospital de Sete Quedas. Os trabalhadores morreram logo após dar entrada na unidade hospitalar.

O que fazer

Para evitar tragédias e deixar a população atenta, Natálio recomenda proteção dentro de carros e dentro de casa em caso de queda de raios e trovões. “Se estiver em campo aberto, sem proteção concreta, a recomendação é sentar em algum lugar, ou se agachar, ou deitar”.

O meteorologista também alerta que as pessoas evitem árvores, proximidades de cercas, piscinas, rios, lagos e similares e que não usem aparelhos eletrônicos de qualquer tipo.

Já a Defesa Civil passa as seguintes recomendações: evitar áreas de alagamentos e para o risco de deslizamentos de encostas, morros e barreiras; evitar trafegar em ruas sujeitas a inundações localizadas; e ainda evitar lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra ventos fortes, raios e queda de granizo.

Previsão

A previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) é de tempo nublado com pancadas de chuva e trovadas isoladas durante o período da tarde em todo Estado. Nas regiões sul e leste, onde pode chover forte. A máxima pode chegar a 39°C na quarta e a 40°C na quinta-feira.

Na sexta-feira a temperatura deve cair, diminuindo a possibilidade de queda de raios, e deve chover mais forte em todo Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

De 5ª cidade que mais trai para fora do ranking: campo-grandenses estão mais fiéis

Lula promete taxar empresas americanas digitais

Deu certo! Após campanha de mãe, adolescente consegue fazer exame para iniciar tratamento

Com açúcar entre os produtos mais exportados por MS, tarifaço de Trump preocupa setor

Notícias mais lidas agora

JBS terá que participar de conciliação com moradores por fedor no Nova Campo Grande

mpms

Com 88 sigilos, MPMS gastou mais de R$ 369 mil em diárias durante junho

mpt

MPT cassa aposentadoria de ex-procurador do trabalho de MS por casos de assédio

psdb geraldo deputado

‘Conciliação e diálogo’, defende Geraldo Resende sobre STF restaurar aumento do IOF

Últimas Notícias

Brasil

Entidade de magistrados do RS abre processo de expulsão de juíza demitida por fraudar métricas

Magistrada está afastada do cargo desde setembro de 2023

Brasil

Lula se reúne com estudantes vítimas de acidente na BR-153

Estudantes estava a caminho do congresso quando aconteceu o acidente

Política

Senadora Soraya Thronicke defende ajuda financeira para setores prejudicados por ‘tarifaço’ dos EUA

Senadora Soraya Thronicke (Pode-MS) encaminhou ofícios pedidos ao Governo Federal

Esportes

Recordista mundial da maratona é flagrada em exame antidoping

Foi encontrada um diurético capaz de mascarar outras substâncias que poderiam beneficiar a atleta