MS-384 é bloqueada e reintegração de posse em área indígena é suspensa

Bloqueio foi realizado na madrugada desta quarta-feira

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Bloqueio foi realizado na madrugada desta quarta-feira

Um grupo de indígenas bloqueou a MS-384, na madrugada desta quarta-feira (21), na estrada que liga Antônio João, distante 402 quilômetros de Campo Grande, a Bela Vista, a 324 quilômetros da Capital. O trânsito ficou interditado por pouco mais de uma hora, quando a rodovia foi liberada.

Segundo informações do Exército, que está no local, a liminar de reintegração de posse de três fazendas do município foi suspensa na madrugada de hoje.

Conforme os indígenas o bloqueio foi realizado em protesto a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 2015, que trata das demarcações de terras indígenas.

A intervenção do Exército em Antônio João foi autorizada para amenizar o confronto ocorrido em agosto deste ano. Na ocasião, um indígena foi morto.

A área reivindicada pelos indígenas, de 9.300 hectares é chamada de terra indígena Nhanderu Marangatu, e chegou a ser homologada em junho de 2005, pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Mas, à época, o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Nelson Jobim, anulou o ato, a pedido dos fazendeiros.  

Matéria atualizada para correção de informações

Conteúdos relacionados