Mototaxistas sofrem com buracos e chegam a perder lucro em consertos

‘Todo dia aparece um colega com uma roda torta, um pneu amassado’

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

‘Todo dia aparece um colega com uma roda torta, um pneu amassado’

Se quem usa as ruas para se locomover já sofre, imagine para quem usa as ruas para trabalho. É o caso dos mototaxistas, que rodam a Campo Grande diariamente. Em conversa com mototaxistas de ponto na frente da Ary Coelho, na Afonso Pena, chegamos a uma constatação: os buracos têm causado tanto prejuízo que eles chegam a perder o lucro do dia com consertos.

Todo dia tem um

O relato dos mototaxistas é que todo dia um colega aparece com uma roda torta, um pneu amassado, com algum prejuízo causado por um buraco. Eles afirmam que já “decoraram” os buracos da cidade, mas que sempre são surpreendidos, principalmente à noite. “Sempre tem um novo. Você desvia de um e está lá o outro”, conta um deles.

Dia perdido

Lázaro Carmo, de 42 anos, trabalha no ramo há dezenove anos e diz nunca ter visto a cidade deste jeito. “É o pior momento, de condições do asfalto está uma calamidade”. Lazáro tem motivos para reclamar. Na semana passada, ele foi vítima de um buraco.

“Estava com um cliente de madrugada quando passei por um buraco na Rua da Divisão. Perdi o pneu e a câmara, tive prejuízo de duzentos reais. Tudo que eu tinha ganhado com as corridas do dia foi gasto no conserto”.

Roda emprestada

Mototaxista de quarenta anos era motivo de brincadeira entre os colegas: após passar em buraco quebrou a roda e, por falta de tempo, está com uma roda emprestada, diferente da outra roda da moto.

“Era uma roda nova, amassou e quebrou, saiu lasca. Ainda não tive tempo de trocar, tenho que ir atrás do meu ganha pão”, conta o mototaxista, que estima o prejuízo em oitocentos reais. “Quem vai ter que pagar sou eu”, lamenta.

Operação emergencial

O serviço de tapa-buracos foi suspenso pela Prefeitura por determinação do prefeito Alcides Bernal em setembro. Neste sábado, foi anunciado o início de ações emergenciais, com equipe própria da Prefeitura, e a previsão é que terça-feira o trabalho seja ampliado, com equipes contratadas.

Conteúdos relacionados