Categoria está em greve desde o dia 15

Médicos que atendem a rede municipal de saúde se reuniram na tarde desta quinta-feira (27) com o novo secretário municipal de Saúde, Ivandro Fonseca, na sede do Sinmed- MS (Sindicato dos Médicos de Mato Grosso do Sul).

Segundo informações do presidente da entidade, Valdir Siroma, a categoria expôs ao novo titular da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública), um documento com as mesmas reivindicações solicitadas à gestão anterior. O relatório inclui a discussão sobre a data base de reajuste salarial dos médicos, preenchimento de escalas de plantões e terceiro turno, além do depósito dos vencimentos até o 5º dia útil.

“Ele [secretário] ficou de levar o documento para a Prefeitura e analisar. Explicamos a ele a nossa situação, que perdura desde janeiro”, disse Siroma. A reunião ocorreu por aproximadamente duas horas.

Paralisação –

A greve dos médicos teve início no último dia 15. A categoria decidiu pela paralisação depois do atraso no pagamento dos profissionais. Apenas 30% do efetivo está atendendo nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e CRSs (Centros Regionais de Saúde). Durante a greve os médicos cumprem carga horária de trabalho dentro das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) porém, realizam apenas atendimentos de urgência e emergência.

Atualmente a rede municipal de saúde tem 1.200 médicos, que recebem em média R$ 2.580 para cumprir jornada de 20 horas semanais. No primeiro semestre deste ano, os médicos paralisaram por 18 dias.